Nome da Atividade
PEDAGOGIAS DA MÚSICA POPULAR
CÓDIGO
05001577
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Leitura, discussão, produção e apreciação de textos, obras e produções em diversos formatos com vistas à compreensão do campo da Música Popular em suas epistemologias e implicações pedagógicas em práticas de educação musical.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir reflexões a respeito da música popular enquanto área de conhecimento pertinente à educação, com enfoque em epistemologias e metodologias que relacionem educação popular e música popular enquanto áreas afins.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo, Cortez Editora, 1996.
  • GREEN, Lucy. Poderão os professores aprender com os músicos populares? Revista Música, Psicologia e Educação, Porto n. 2, 2000, p. 65-80. Disponível em https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/3132/1/ART_LucyGreen_2000.pdf Acesso em 29 de ago. 2023
  • KLEBER, Magali Oliveira. A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Curitiba, Appris Editora, 2012. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/9981 Acesso em 29 de ago. 2023.

Bibliografia Complementar:

  • MARCELINO, André; BEINEKE, Viviane. Aprendizagens musicais informais em uma comunidade de prática: um estudo no grupo de maracatu Arrasta Ilha. Música em Perspectiva, [S.l.], v. 7, n. 1, jun. 2014. ISSN 2236-2126. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.5380/mp.v7i1.38130.
  • HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2006. Disponível em: https://www.ufpb.br/redepopsaude/contents/biblioteca-1/para-sistematizar-experiencias/para-sistematizar-experiencias-livro-oscar-jara.pdf/view Acesso em 29 de ago. 2023
  • COUTO, Ana Carolina N. do. Música popular e aprendizagem: algumas considerações. In: Revista Opus, Goiânica, v.15, n. 2, p. 89-104, Dez de 2009. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/256. Acesso em 29 de ago. 2023.
  • PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os" Bambas da Orgia". Porto Alegre. Editora da UFRGS, 2004.
  • STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 446 p. ISBN 9788575263068.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ARRANJO VOCAL E INSTRUMENTAL Música - Composição (Bacharelado)
TÓPICOS DE PESQUISA EM MÚSICA POPULAR Música - Ciências Musicais (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2024 23:36:22 (consulta levou 0,114118s)