Nome da Atividade
ATELIÊ DE PINTURA NA INTERSECÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
CÓDIGO
05001618
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Prática artística orientada em ateliê, visando o desenvolvimento de reflexão crítica acerca da produção pessoal no contexto ampliado da Arte. O campo da pintura como espaço de base e fomento para produções em diversas linguagens artísticas. O elemento pictural identificado e ativado em diferentes percursos poéticos. A problemática da pintura e suas distensões na arte contemporânea.
Objetivos
Objetivo Geral:
xxxxxxConteúdo Programático
Problemas de pintura: um campo em distensão;
Prática artística autoral seriada;
Espaço de efetivação: estratégias de apresentação e montagem no espaço expositivo;
Escritos de ateliê / reflexão textual.
Prática artística autoral seriada;
Espaço de efetivação: estratégias de apresentação e montagem no espaço expositivo;
Escritos de ateliê / reflexão textual.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARTAXO, Zalinda. Pintura em Distensão. Rio de Janeiro: Z. Cartaxo, 2006. CATTANI, Icleia Borsa (org). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2007. CANONGIA, Ligia. Anos 80: embates de uma geração. Rio de Janeiro: Barléu Edições, S/D. COSTA, Clóvis Vergara de Almeida Martins, PARENTE, Pedro (orgs). Problemas de pintura: distensões na prática da pesquisa em arte. Pelotas: Editora UFpel, 2021. DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2007. DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012. FLORES, Laura González. Fotografia e Pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Martins Fontes, 2011. HOUAYEK, Hugo. A pintura como ato de fronteira: o confronto entre pintura e o mundo. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. LICHTENSTEIN, Jacqueline (Dir.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Ed. 34, 2004, 2005. MAIA, Tomás. Incandescência: Cézanne e a pintura. Lisboa: Atelier-Museu Júlio Pomar, 2015. ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009. SALLES, Cecília Almeida. O gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP/Annablume, 1998. VITAMIN P: new perspectives in painting. New York, USA: Phaidon, 2006. WOOD, Paul (et al). Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo. Cosac Naify, 1998.