Nome da Atividade
PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA I
CÓDIGO
05001629
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Extensão Universitária e Democratização da Cultura; Dança na Extensão Universitária; Ensino da Dança na Educação Não Formal; Planejamento, vivência e avaliação em Dança no âmbito da Extensão Universitária; Análise das práticas artístico-pedagógicas realizadas com/na comunidade; Diversidade, inclusão e acessibilidade na Dança. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Dança-Comunidade (código 395).

Objetivos

Objetivo Geral:

Fomentar a formação do licenciando em Dança a partir de vivências na Extensão Universitária; Planejar, executar e avaliar práticas artístico-pedagógicas junto à comunidade; Refletir sobre o ensino da Dança no contexto da Educação Não Formal; Problematizar questões relativas à diversidade, inclusão e acessibilidade na dança considerando a legislação vigente; Realizar práticas extensionistas vinculadas ao Programa Dança-Comunidade (código 395). Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2003. 93 p.
  • GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo Cortez 2014. [Recurso Eletrônico]
  • MATOS, Lúcia. Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16743?mode=simple.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
  • STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • BES, Pablo. Gestão de processos educacionais não escolares. Porto Alegre: SAGAH, 2020. [Recurso Eletrônico].
  • BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
  • Chauí, Marilena. Cultura e democracia. 2 ed. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009. Disponível em:.[Recurso Eletrônico]
  • SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: Ed. da UFBA, 2008. Disponível em: . [Recurso Eletrônico]

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 1 25 18 Dança (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ANA CRISTINA RIBEIRO SILVA
Professor Regente

LUISA DIAS ROSA DE OLIVEIRA
Professor Regente

MANOEL GILDO ALVES NETO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA II Dança (Licenciatura)

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