Nome da Atividade
				COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I
				CÓDIGO
				05001630
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Princípios e métodos de composição coreográfica. Processos autorais. Dramaturgia da dança. Processos de criação solo. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Dança-Comunidade (código 395).
					Objetivos
Objetivo Geral:
Possibilitar a produção de processos de criação de solos; Investigar abordagens autorais em dança, além de estratégias e procedimentos de composição coreográfica; Explorar conceitos de dramaturgia da dança; Promover a exploração e experimentação de movimento a partir de temas, scores, perguntas e problemas de movimento; Realizar aproximação com a comunidade a partir do compartilhamento e mediação dos processos artísticos realizados. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DIAS, Alexandra Gonçalves. SOLO-COLETIVO: A CRIAÇÃO SOLO PARA ALÉM DO SINGULAR. Trans-In-Corporados: construindo redes para a internacionalização da pesquisa em dança: caderno de resumos. Rio de Janeiro: 2017. Disponível em: https://labcritica.com.br/wp-content/uploads/2017/11/TRANS-IN-CORPORADOS_Cadernode-resumos_2017.pdf
 - CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Org.). Dança e dramaturgia (s). Fortaleza: Nexus, 2016. 308 p.
 - GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 228 p. (Coleção A). ISBN 8533622902.
 - MEYER, S. Imagens do feminino e do nacionalismo nas danças solo no Brasil: o bailado de Eros Volúsia e a performance de Luiz de Abreu. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 128-140, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1414573102212013128
 - REWALD, Rubens. Caos: dramaturgia. São Paulo: Perspectiva : FARESP, 2005. 177 p. (Coleção Estudos 213). ISBN 8527307243.
 
Bibliografia Complementar:
- FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007. 195 p. ISBN 8574195863.
 - GREINER, Christine; ESPIRITO SANTO, Cristina; SOBRAL, Sonia (Org.). Cartografia rumos Itaú Cultural dança 2009-2010: criações e conexões. São Paulo: Itaú Cultural, 2010. 120 p. ISBN 9788579790119.
 - MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 115 p. ISBN 978857577469-4.
 - NORA, Sigrid (Org.). Húmus. Caxias do Sul: ITAÚ Cultural, 2007, 2011. v. ISBN 9788599089118 (v.2)
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 25 | 17 | 
Dança (Licenciatura)  Horários 					
  | 
					
ALEXANDRA GONCALVES DIAS Professor responsável pela turma  | 
				
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I | Dança (Licenciatura) |