Nome da Atividade
				LABORATÓRIO DE DANÇA: BALÉ CLÁSSICO I
				CÓDIGO
				05001655
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Ensino introdutório do balé clássico. Compreensão do balé como recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança. Reconhecimento das possibilidades individuais de movimento. Compreensão inicial sobre a organização de uma aula de balé clássico.
Metodologias de ensino. Organização lógica e função dos exercícios na barra e centro. Estabelecimento de relações entre conteúdos específicos (história, nomenclatura e mecânica de execução) com outras experiências corporais, com o ensino da dança e com a cena. Observação de aulas. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
					Metodologias de ensino. Organização lógica e função dos exercícios na barra e centro. Estabelecimento de relações entre conteúdos específicos (história, nomenclatura e mecânica de execução) com outras experiências corporais, com o ensino da dança e com a cena. Observação de aulas. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Introduzir o aprendizado da técnica do balé clássico; Apresentar o balé clássico como um recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança; Propor o desenvolvimento da inteligência corporal do aluno na relação princípios técnicos do balé – potencialidadesindividuais de movimento; Introduzir conceitos básicos de uma aula de técnica clássica: metodologia, organização lógica e função dos exercícios na barra e centro; Favorecer as relações entre as estratégias específicas de prática do balé clássico e outras experiências
corporais, ensino da dança e cena. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HAAS, Jacqui Greene. Anatomia da dança. Barueri Manole 2011 1 recurso online ISBN 9788520447512.
 - MONTEIRO, Mariana. Noverre. Cartas sobre dança. São Paulo: Editora USP-FAPESP, 1998.
 - NUNES, Bruno Blois. As danças de corte francesa de Francisco I a Luís XIV: história e imagem. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2931.
 - SAMPAIO, Flávio. Ballet Essencial. Rio de Janeiro: Sprint Ltda, 1994.
 
Bibliografia Complementar:
- BEHNKE, Robert S. Anatomia do movimento. 3. Porto Alegre ArtMed 2015 1 recurso online ISBN 9788582710791.
 - BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
 - CALAZANS, Julieta, CASTILHO, Jacyan e GOMES, Simone (Coords.). Dança e Educação em Movimento. São Paulo: Cortez, 2003.