Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS DE SALÃO I
CÓDIGO
05001657
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Contextualização histórica das danças de salão. Elementos técnicos e estéticos das danças de salão. Metodologia do ensino das danças de salão em diferentes espaços. Danças de salão na cena, construção e apreciação. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer os processos históricos e principais influências das danças de salão; Identificar diferentes subgêneros das danças de salão e suas possibilidades pedagógicas na escola e em outros espaços educativos; Favorecer as relações entre as estratégias específicas da prática das danças de salão e outras experiências corporais, ensino da dança e cena. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e
pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • MARQUES, Larissa Bassols Brisolara. Samba de gafieira e suas variações: um estudo sobre o ensino deste gênero na cidade de Pelotas/RS.. 2018. 151 f. TCC (Graduação em Dança) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000a4/0000a431.pdf.
  • PORTO, Robson Teixeira. Problematizações acerca das estratégias de ensino de samba de salão: uma pesquisa-ação no Tatá Núcleo de Dança-Teatro. 2021. 90 f. TCCP (Especialização em Artes) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2021. Disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000d9/0000d92d.pdf
  • VOLP, Catia Mary. A dança de salão como um dos conteúdos de dança na escola. Motrizrevista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 16, n. 1, p. 215-220, 2010. Disponível em: .
  • STRACK, Míriam Medeiros. Dança de salão: cartografia de uma abordagem feminista. 2017.124f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBTJBT

Bibliografia Complementar:

  • BOMFIM, Caroline Rodrigues. TRANSDISCIPLINARIDADE: uma possibilidade e um olhar para o ensino da dança de salão na contemporaneidade. 2015. 37 f. TCC (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fisioterapia e Dança. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/133063
  • NUNES, Bruno Blois. Que rueda de casino é essa?: uma união entre teóricos e práticos. Pelotas, 2020. 51 f. TCC (Graduação em Dança) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccd7.pdf.
  • Zamoner, Maristela. Etiqueta para dança de salão: primeiros passos / Maristela Zamoner. – Curitiba: Comfauna, 2017. Disponível em: ETIQUETA PARA DANÇA DE SALÃO, PRIMEIROS PASSOS (1).pdf

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