Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL IV
CÓDIGO
05001744
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Orientações para o desenvolvimento do repertório para flauta e piano proposto no semestre, com ênfase às apresentações públicas, à comunicação com o/a pianista, com a plateia e à memorização

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver a prática do repertório para flauta e piano (e da família da flauta, quando oportuno) estudado na disciplina Flauta Transversal IV, promovendo discussões sobre as execuções desenvolvidas em aula com instigando o espírito crítico dos alunos.
Estimular o desenvolvimento da prática de palco, apresentações públicas e promover recital de meio de curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
  • LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da 'comunicação' poética. São Paulo: Annablume, 2007.
  • THURMOND, James Morgan. Note Grouping: a method for achieving expression and style in musical performance. Lauderdale, Florida: Meredith Music Publications, 1991.

Bibliografia Complementar:

  • DEBOST, Michael. The Simple Flute. London: Oxford University Press, 2006.
  • QUANTZ, Johann Joaquim. On Playing the flute. Translated with notes and introduction by Edward R. Reilly. NY: Schirmer Books, 1985.
  • SOUZA, Davson de. Fisiologia da Performance Musical. Postura e Respiração: Fatores de Interferência na Performance Musical do Flautista. 2008, 107 p. Dissertação (Mestrado em Música) – PPGMUS UFBA, Salvador. Disponível:https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12559. Acesso em 29 de ago. 2023.
  • WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2008.
  • ZAVALA, Irene Porzio. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na construção da interpretação da peça para piano solo "Sul Re" de Héctor Tosar. 2012, 127 p. Dissertação (Mestrado em Música) - PPGMUS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/55083 Acesso em 29 de ago. 2023.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL IV Música - Flauta Transversal (Bacharelado)

Página gerada em 22/12/2024 17:59:19 (consulta levou 0,115948s)