Nome da Atividade
VIOLINO I
CÓDIGO
05001764
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprimoramento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório.
A integração violino-arco deve estar estabelecida com movimentos eficientes e que demonstrem controle das tensões musculares.
Escalas: As escalas maiores e menores em três oitavas devem ser executadas com fluência, os dedilhados devem estar memorizados e a metodologia de estudo com ritmos e arcadas devem estar assimilados.
Afinação: O aluno deverá ser capaz de identificar os problemas de afinação e corrigi-los com naturalidade e segurança.
Estudos: O aluno deverá estudar, no mínimo, cinco estudos adequados ao nível do repertório estipulado. O aluno deverá ser capaz de executar estes estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.
Repertório: Um movimento de concerto; Dois movimentos de sonata
As obras deverão ser executadas, preferencialmente com piano, em aula coletiva e no exame. O aluno deverá demonstrar entendimento técnico e musical da obra, utilizando dedilhados e arcadas compatíveis com o estilo, e ser capaz de fazer uma avaliação objetiva dos elementos a serem aperfeiçoados no semestre seguinte.
A integração violino-arco deve estar estabelecida com movimentos eficientes e que demonstrem controle das tensões musculares.
Escalas: As escalas maiores e menores em três oitavas devem ser executadas com fluência, os dedilhados devem estar memorizados e a metodologia de estudo com ritmos e arcadas devem estar assimilados.
Afinação: O aluno deverá ser capaz de identificar os problemas de afinação e corrigi-los com naturalidade e segurança.
Estudos: O aluno deverá estudar, no mínimo, cinco estudos adequados ao nível do repertório estipulado. O aluno deverá ser capaz de executar estes estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.
Repertório: Um movimento de concerto; Dois movimentos de sonata
As obras deverão ser executadas, preferencialmente com piano, em aula coletiva e no exame. O aluno deverá demonstrar entendimento técnico e musical da obra, utilizando dedilhados e arcadas compatíveis com o estilo, e ser capaz de fazer uma avaliação objetiva dos elementos a serem aperfeiçoados no semestre seguinte.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover a compreensão acerca dos aspectos da música; -Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violino; abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas; Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado. -Desenvolver a técnica instrumental;Estimular a leitura musical; - Ampliar o conhecimento de repertório; Estudo de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FISCHER, Simon. The violin lesson. Londres: Ed. Peters, 2013
- FISCHER, Simon. Basics. London/Frankfurt/Leipzig/New York: Edition Peters
- FLESCH, Carl. The art of violin playing: artistic realization and instruction: book two: artistic realization and instruction. 2.ed. New York: Carl Fischer, 2008.
Bibliografia Complementar:
- FISCHER, Simon. Pratice. Londres: Ed. Peters, 2004.
- FISCHER, Simon. Scales. Londres: Ed. Peters, 2012.
- ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, Marla. The teaching of action in string playing: developmental and remedial techniques: violin and viola. Chicago: University illinois, 2007.
- STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge companion to the violin. Cambridge: Cambridge University Press, c1992
- GERLE, Robert. The art of bowing practice: the expressive bow technique. Londres: Stainer & Bell, c1991
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
Música - Violino (Bacharelado) |
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA Professor responsável pela turma |
M2 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
Música - Violino (Bacharelado) |
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA Professor responsável pela turma |
M3 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
Música - Violino (Bacharelado) |
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
VIOLINO I | Música - Violino (Bacharelado) |