Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE VIOLINO I
CÓDIGO
05001765
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Laboratório de execução em público, com a apresentação, diante dos colegas, de peças do repertório desenvolvido na disciplina de Violino I. Orientação no desenvolvimento das peças estudadas ao longo do semestre de Violino I, a partir de aulas em grupo. Apresentação, diante dos colegas, de peças do repertório, previamente preparadas pelo aluno, conforme orientações feitas nas aulas de Violino I. Discussão de conceitos relativos à interpretação musical e desenvolvimento das habilidades do(a) violinista, necessárias para a execução instrumental em público. Análise das execuções e discussão quanto aos aspectos musicais, mecânicos e psicológicos envolvidos. Desenvolvimento de estratégias de estudo, a partir de material didático e pedagógico- violinístico. Orientação em grupo, visando ao conhecimento de repertório, escuta crítica, acuidade técnica, estilística e interpretativa.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver o espírito crítico e autonomia sobre a prática, a partir de discussões em grupo sobre as execuções em aula. Desenvolver os aspectos que concernem à apresentação em público, pela experiência da execução de repertório estudado em Violino I, diante dos colegas. Proporcionar o conhecimento de repertório e suas abordagens, o desenvolvimento de estratégias de estudo e a discussão de material didático e pedagógico-violinístico. Construção da autonomia no desenvolvimento instrumental, pelo conhecimento de estratégias de estudo, visando ao desenvolvimento de uma prática deliberada e consciente.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FISCHER, Simon. The violin lesson. Londres: Ed. Peters, 2013
- FISCHER, Simon. Basics. London/Frankfurt/Leipzig/New York: Edition Peters
- SLOBODA, John. Exploring the musical mind: cognition, emotion, ability, function. New York: Oxford New Press, 2005, 2010.
Bibliografia Complementar:
- FISCHER, Simon. Pratice. Londres: Ed. Peters, 2004.
- FISCHER, Simon. Scales. Londres: Ed. Peters, 2012.
- ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, Marla. The teaching of action in string playing: developmental and remedial techniques: violin and viola. Chicago: University illinois, 2007.
- STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge companion to the violin. Cambridge: Cambridge University Press, c1992
- WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004, 2008
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 10 | 1 |
Música - Violino (Bacharelado) Horários
|
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
SEMINÁRIO DE VIOLINO I | Música - Violino (Bacharelado) |