Nome da Atividade
VIOLINO II
CÓDIGO
05001767
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprimoramento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais por meio do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório. Incremento das habilidade do uso do arco quanto os diferentes golpes de arco e articulações. Os golpes de arco detaché e martelé devem estar estabelecidos. O vibrato e as mudanças de posição deverão estar estabelecidos com naturalidade.

Escalas: O aluno deverá expandir o estudo das escalas maiores e menores em três oitavas, acrescentando os arpejos como em Flesch ou Galamian, utilizando ritmos e arcadas variadas e demonstrando segurança de afinação.

Estudos: O aluno deverá estudar, no mínimo, cinco estudos, de nível de dificuldade que demonstre que esteja apto a iniciar os estudos de Kreutzer no semestre seguinte. O aluno deverá ser capaz de executar estes estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.

Repertório: Um movimento de concerto Dois movimentos de sonata. Uma peça para violino e piano ou violino solo. As obras deverão ser executadas, preferencialmente com piano, em aula coletiva e no exame. O aluno deverá demonstrar entendimento técnico e musical da obra, utilizando dedilhados e arcadas compatíveis com o estilo, e ser capaz de fazer uma avaliação objetiva dos elementos a serem aperfeiçoados no semestre seguinte.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a compreensão dos aspectos musicais, desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violino, de modo que o aluno possa se expressar musicalmente por meio do seu instrumento; Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas; Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o meio profissional; Desenvolver a técnica instrumental; Estimular a leitura musical; Ampliar o conhecimento de repertório; Desenvolver os golpes de arco Detaché e Martelé; Vibrato fluente e relaxado. Compreensão dos mecanismos de mudança de posição; Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FISCHER, Simon. Basics. Londres: Ed. Peters, 2012.
  • ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, Marla. The teaching of action in string playing: developmental and remedial techniques: violin and viola. Chicago: University Illinois, 2007.
  • STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge companion to the violin. Cambridge: Cambridge University Press, c1992.

Bibliografia Complementar:

  • DONT, Jacques. Twenty-four exercises for the violin Op. 37 : preparatory to the studies of R. Kreutzer and P. Rode. Estados Unidos: G. Schirmer, 1923.
  • FISCHER, Simon. The violin lesson. Londres: Ed. Peters, 2013
  • FISCHER, Simon. Basics. London/Frankfurt/Leipzig/New York: Edition Peters
  • FLESCH, Carl. The art of violin playing: artistic realization and instruction: book two: artistic realization and instruction. 2.ed. New York: Carl Fischer, 2008.
  • WHISTLER, Harvey S. Introducing the positions for violin. Londres: Rubank, [2010]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
VIOLINO II Música - Violino (Bacharelado)

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