Nome da Atividade
VIOLINO V
CÓDIGO
05001772
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprimoramento das habilidades e competências violinísticas, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório. O aluno deverá fazer uma avaliação objetiva e construtiva do recital de meio de curso e programar o restante do curso, levando em conta seus planos de carreira profissional e os requisitos mínimos do curso. Ao término deste semestre, o aluno deverá apresentar controle de distribuição do arco e de ponto de contato, e ser capaz de executar acordes e articulação compatíveis com a execução do concerto de Mozart.
Escalas: Deverá iniciar o estudo de escalas e arpejos em cordas duplas e harmônicos, como em Flesch ou Galamian ou Sevick op 1 nº 4.
Estudos: Continuar os estudos de Kreutzer, demonstrando estar apto a iniciar os estudos de Rode, Fiorillo e Dont Op.35. O aluno deverá ser capaz de executar os estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.
Repertório: Finalizar o concerto e apresentá-lo, com cadência, em aula coletiva ou apresentação pública Dois movimentos de sonata; Dois movimentos de Bach Solo; Uma peça para violino e piano ou violino solo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a compreensão dos aspectos musicais, desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violino, de modo que o aluno possa se expressar musicalmente por meio do violino. Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas; Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado; Desenvolver a técnica instrumental; Estimular a leitura musical; Ampliar o conhecimento de repertório; Desenvolver o controle de distribuição do arco e de ponto de contato, e a capacidade de executar acordes e articulação compatíveis com a execução do concerto de Mozart. Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FISCHER, Simon. Pratice. Londres: Ed. Peters, 2004.
  • FISCHER, Simon. Scales. Londres: Ed. Peters, 2012.
  • ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, Marla. The teaching of action in string playing: developmental and remedial techniques: violin and viola. Chicago: University illinois, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • FISCHER, Simon. Basics. Londres: Ed. Peters, 2012.
  • FLESCH, Carl. The art of violin playing: artistic realization and instruction: book two: artistic realization and instruction. 2.ed. New York: Carl Fischer, 2008.
  • GERLE, Robert. The art of bowing practice: the expressive bow technique. Londres: Stainer & Bell, c1991.
  • KREUTZER, Rodolphe. Forty-two studies or caprices for the violin. Estados Unidos: G. Schirmer, 1923.
  • ROSTAL, Max (Ed.). Scale system: scale exercises in all major and minor keys for daily study: a supplement to book 1 of the art of violin playing. New York: Carl Fischer, 2001.
  • ROSTAL, Max (Ed.). Scale system: scale exercises in all major and minor keys for daily study: a supplement to book 1 of the art of violin playing. New York: Carl Fischer, 2001.
  • STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge companion to the violin. Cambridge: Cambridge University Press, c1992.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
VIOLINO V Música - Violino (Bacharelado)

Página gerada em 22/12/2024 18:11:24 (consulta levou 0,121587s)