Nome da Atividade
INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - VIOLINO II
CÓDIGO
05001785
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Laboratório de desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, com ênfase no aprimoramento das habilidades e competências que habilitem o aluno a expressar-se musicalmente de forma adequada no violino. Aprimoramento das posturas básicas das mãos (no arco e no braço do instrumento), com o uso consciente das articulações envolvidas nos movimentos, de forma natural e relaxada. Apropriação dos mecanismos de distribuição de peso no arco (pronação e supinação), e da capacidade de transferir o peso do braço às cordas do instrumento, através do arco. Integração violino-arco com movimentos eficientes e que demonstrem controle das tensões musculares. Estabelecimento das condições necessárias para uma afinação segura, com um mecanismo de mão esquerda natural e relaxado. Escalas maiores e menores em posição fixa, com diferentes padrões rítmicos e articulações; sequência de arpejos em posição fixa. Estudos musicais e peças do repertório com nível adequado às habilidades envolvidas neste semestre.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover o desenvolvimento de técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem a execução adequada no violino, viabilizando a realização de demandas técnicas de nível compatível com o programa da disciplina de Violino 1. Desenvolver a técnica básica instrumental, permitindo a realização adequada do programa previsto para a disciplina de Violino 1. Estimular a leitura musical; Estimular o conhecimento de repertório; Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FISCHER, Simon. Basics. London/Frankfurt/Leipzig/New York: Edition Peters
  • STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge companion to the violin. Cambridge: Cambridge University Press, c1992
  • SLOBODA, John. Exploring the musical mind: cognition, emotion, ability, function. New Yorrk: Oxford New Press, 2005, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • DONT, Jacques. Twenty-four exercises for the violin Op. 37 : preparatory to the studies of R. Kreutzer and P. Rode. Estados Unidos: G. Schirmer, 1923.
  • FISCHER, Simon. The violin lesson. Londres: Ed. Peters, 2013
  • FLESCH, Carl. The art of violin playing: artistic realization and instruction: book two: artistic realization and instruction. 2.ed. New York: Carl Fischer, 2008.
  • WHISTLER, Harvey S. Introducing the positions for violin. Londres: Rubank, [2010]
  • WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004, 2008

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTO SUPLEMENTAR II Música - Violino (Bacharelado)

Página gerada em 22/04/2025 09:11:27 (consulta levou 0,137628s)