Nome da Atividade
ARTE E TRANSVERSALIDADES: POÉTICA E DOCÊNCIA
CÓDIGO
05001867
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

As diferentes linguagens artísticas em processo de articulação e diálogo na contemporaneidade. Epistemologias, desdobramentos teóricos e metodológicos. A transversalidade como abordagem instigadora de outros significados e possibilidades de expressão para a poética e para a docência. Experimentação estética e pedagógica transversal como possibilidade de encontros entre ancestralidade, diversidade, tecnologias e imaginários. A transversalidade como território para o desenvolvimento de micropolíticas experimentais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conduzir o debate e a reflexão crítica em torno dos temas propostos

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Transversalidade no campo da linguagem e expressões contemporâneas: um conceito em expansão. Travessias, Conexões, Transgressões.
Unidade 2 - Discursos em deslocamento: Epistemologias do Sul, Pensamento Feminista, O Giro Decolonial, Pedagogia da Esperança, ReExistência, Ensinando a Transgredir. Teorias, métodos e práticas insurgentes
Unidade 3 - Experimentação estética e pedagógica transversal como possibilidade de encontros entre ancestralidade, diversidade, tecnologias e imaginários
Unidade 4 - A transversalidade como território para o desenvolvimento de micropolíticas experimentais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ACHINTE, Adolfo Albán. Prácticas creativas de re-existencia. Buenos Aires: Del Signo, 2017.
  • BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian. (org.). Interterritorialidade : Mídias, contextos e educação. São Paulo: SENAC, 2008.
  • CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
  • FREIRE, Ana Maria; FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
  • HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017
  • WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2025 / 1 15 16 Artes (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
URSULA ROSA DA SILVA
Professor Regente

NADIA DA CRUZ SENNA
Professor responsável pela turma

Página gerada em 16/08/2025 16:33:48 (consulta levou 0.074347s)