Nome da Atividade
ARTE E TRANSVERSALIDADES: POÉTICA E DOCÊNCIA
CÓDIGO
05001867
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
As diferentes linguagens artísticas em processo de articulação e diálogo na contemporaneidade. Epistemologias, desdobramentos teóricos e metodológicos. A transversalidade como abordagem instigadora de outros significados e possibilidades de expressão para a poética e para a docência. Experimentação estética e pedagógica transversal como possibilidade de encontros entre ancestralidade, diversidade, tecnologias e imaginários. A transversalidade como território para o desenvolvimento de micropolíticas experimentais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conduzir o debate e a reflexão crítica em torno dos temas propostosConteúdo Programático
Unidade 1 - Transversalidade no campo da linguagem e expressões contemporâneas: um conceito em expansão. Travessias, Conexões, Transgressões.
Unidade 2 - Discursos em deslocamento: Epistemologias do Sul, Pensamento Feminista, O Giro Decolonial, Pedagogia da Esperança, ReExistência, Ensinando a Transgredir. Teorias, métodos e práticas insurgentes
Unidade 3 - Experimentação estética e pedagógica transversal como possibilidade de encontros entre ancestralidade, diversidade, tecnologias e imaginários
Unidade 4 - A transversalidade como território para o desenvolvimento de micropolíticas experimentais.
Unidade 2 - Discursos em deslocamento: Epistemologias do Sul, Pensamento Feminista, O Giro Decolonial, Pedagogia da Esperança, ReExistência, Ensinando a Transgredir. Teorias, métodos e práticas insurgentes
Unidade 3 - Experimentação estética e pedagógica transversal como possibilidade de encontros entre ancestralidade, diversidade, tecnologias e imaginários
Unidade 4 - A transversalidade como território para o desenvolvimento de micropolíticas experimentais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ACHINTE, Adolfo Albán. Prácticas creativas de re-existencia. Buenos Aires: Del Signo, 2017.
- BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian. (org.). Interterritorialidade : Mídias, contextos e educação. São Paulo: SENAC, 2008.
- CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
- FREIRE, Ana Maria; FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
- HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017
- WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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1 | 2025 / 1 | 15 | 16 |
Artes (Doutorado) Horários
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URSULA ROSA DA SILVA Professor Regente NADIA DA CRUZ SENNA Professor responsável pela turma |