Nome da Atividade
DESIGN E CULTURA CONTEMPORÂNEA
CÓDIGO
05001918
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexão acerca da cultura como prática social a partir das perspectivas sociológica, comunicacional, tecnológica e semiológica. Estudo sobre os fenômenos contemporâneos da cultura, seus conceitos, processos e contextos, bem como as relações sociais que os perpassam. Compreensão sobre os atravessamentos e articulações entre tais fenômenos e as práticas e saberes do design.

Objetivos

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação integral dos estudantes com a apresentação e discussão das relações entre comunicação, tecnologia, cultura e design nas relações sociais no contemporâneo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
  • SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2013.
  • FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
  • EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.
  • JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2015.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CIBERCULTURA Design (Bacharelado)
CIBERCULTURA Design (Bacharelado)

Página gerada em 12/05/2025 16:55:13 (consulta levou 0,129866s)