Nome da Atividade
DESIGN E CULTURA CONTEMPORÂNEA
CÓDIGO
05001918
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Reflexão acerca da cultura como prática social a partir das perspectivas sociológica, comunicacional, tecnológica e semiológica. Estudo sobre os fenômenos contemporâneos da cultura, seus conceitos, processos e contextos, bem como as relações sociais que os perpassam. Compreensão sobre os atravessamentos e articulações entre tais fenômenos e as práticas e saberes do design.
Objetivos
Objetivo Geral:
Contribuir para a formação integral dos estudantes com a apresentação e discussão das relações entre comunicação, tecnologia, cultura e design nas relações sociais no contemporâneo.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
- SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Bibliografia Complementar:
- BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2013.
- FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
- EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.
- JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2015.
- LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
CIBERCULTURA | Design (Bacharelado) |
CIBERCULTURA | Design (Bacharelado) |