Nome da Atividade
SOM, RACIALIDADE E TERRITÓRIO: PERSPECTIVAS AFRODIASPÓRICAS
CÓDIGO
05002109
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

"A presente disciplina parte de perspectivas afrodiaspóricas para investigar os campos problemáticos da arte sonora, da música e dos estudos do som. Tem como centro as relações raciais e seus desdobramentos políticos, artísticos e sociais. Para tanto, partiremos do estudo do som enquanto um elemento constituinte das relações raciais, por meio do entendimento da escuta como um processo perceptivo diretamente conectado a noções socialmente compartilhadas: informações sobre fontes sonoras, reconhecimento de timbres específicos, sistemas linguísticos e musicais, dentre outras. Ao se conectar diretamente às estruturas sociais, o som pode atuar como substituto dos marcadores raciais, reforçando binarismos conceituais e criando hierarquizações epistemológicas.
Se, por um lado, o som pode atuar em sistemas ideológicos discriminatórios, por outro lado, este tem importância fundamental em espaços de reorganização política e cultural de grupos historicamente silenciados. Neste sentido, também nos dedicaremos a uma análise das relações entre a produção de conhecimentos sonoros e musicais e a formação de tais territórios, especificamente aqueles formados na diáspora africana no Brasil, durante o período colonial brasileiro até os dias atuais."

Objetivos

Objetivo Geral:

x

Conteúdo Programático

Perspectiva estética da colonialidade (Parte I)
Perspectiva estética da colonialidade (Parte II)
Perspectiva estética da colonialidade (Parte III)
Conhecimento, escritas e oralidades
Performances do tempo espiralar
Contra-colonialidade e quilombismo: processos de resistência e reorganização
social
O papel da música e das sonoridades no processo de diáspora africana no Atlântico Negro.
A diáspora africana no Brasil: conceitos gerais (Parte I)
A diáspora africana no Brasil: conceitos gerais (Parte II)
Música, sonoridades e espiritualidade: entre orixás, voduns, nkisis e santos
(Parte I)
Música, sonoridades e espiritualidade: entre orixás, voduns, nkisis e santos
(Parte II)
Epistemologias sonoras e musicais africanas e afrobrasileiras (Parte I)
Epistemologias sonoras e musicais africanas e afrobrasileiras (Parte II)
Mediação tecnológica e experimentalismo (Parte I)
Mediação tecnológica e experimentalismo (Parte II)
Apresentação dos trabalhos teóricos-reflexicos desenvolvidos na disciplina
Apresentação dos trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SOM, RACIALIDADE E TERRITÓRIO: PERSPECTIVAS AFRODIASPÓRICAS Artes (Mestrado acadêmico)

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