Nome da Atividade
SOMOS NADA MAIS QUE IMAGENS
CÓDIGO
05002115
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Aborda o problema da criação e seus agenciamentos com a subjetividade. Busca produzir
conversações entre arte e psicologia social tendo a Ecologia das Imagens de Anne Sauvagnargues
e a Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze como principais intercessores. Apresenta contextos
de atuação da psicologia social brasileira como potentes territórios para práticas em artes.
conversações entre arte e psicologia social tendo a Ecologia das Imagens de Anne Sauvagnargues
e a Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze como principais intercessores. Apresenta contextos
de atuação da psicologia social brasileira como potentes territórios para práticas em artes.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
Unidade 1: Como Alguém se Torna Aquilo que é
Arte e políticas de subjetivação: a invenção de si nas obras Escavação de Willian Cobbing e Transfiguração de Olivier de Sagazan
O nascimento da subjetividade na história da arte
Da morte de Deus à invenção do psicológico: ressonâncias de uma arte contemporânea
Unidade 2: Processos de Criação
As três caóides: arte, ciência e filosofia
Anne Sauvagnargues e a Ecologia das Imagens
Gilles Deleuze e a Lógica da Sensação
Unidade 3: Contextos de atuação da psicologia social brasileira como potentes territórios para práticas em artes
Grupalismos: história e práticas dos processos grupais
O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia
O Contexto das Medidas Socioeducativas e da Saúde Mental
Unidade 4: Exercícios
Oficina I: A invenção das medidas socioeducativas (leitura dramática)
Oficina I: Esta humanidade que pensávamos ser (Oficina de Psicodrama)
Oficina II: Nós, as árvores (Oficina de Sociodrama)
Unidade 5: Prática
Agenciamentos entre Arte e Psicologia Social
Arte e políticas de subjetivação: a invenção de si nas obras Escavação de Willian Cobbing e Transfiguração de Olivier de Sagazan
O nascimento da subjetividade na história da arte
Da morte de Deus à invenção do psicológico: ressonâncias de uma arte contemporânea
Unidade 2: Processos de Criação
As três caóides: arte, ciência e filosofia
Anne Sauvagnargues e a Ecologia das Imagens
Gilles Deleuze e a Lógica da Sensação
Unidade 3: Contextos de atuação da psicologia social brasileira como potentes territórios para práticas em artes
Grupalismos: história e práticas dos processos grupais
O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia
O Contexto das Medidas Socioeducativas e da Saúde Mental
Unidade 4: Exercícios
Oficina I: A invenção das medidas socioeducativas (leitura dramática)
Oficina I: Esta humanidade que pensávamos ser (Oficina de Psicodrama)
Oficina II: Nós, as árvores (Oficina de Sociodrama)
Unidade 5: Prática
Agenciamentos entre Arte e Psicologia Social
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
SOMOS NADA MAIS QUE IMAGENS | Artes (Mestrado acadêmico) |