Nome da Atividade
FOTOGRAFIA E IMAGINÁRIO: POÉTICAS EM PESQUISA
CÓDIGO
05002150
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A importância da fotografia, suas práticas e produtos, para as sociedades contemporâneas. Fotografia e Imaginário: a mensagem fotográfica e seus atravessamentos antropológicos, inter-relações e representações na Arte. O discurso fotográfico nos cenários contemporâneos: leitura e interpretação de imagens. Expressão, poéticas e processos de significação: bases do pensamento fotográfico no âmbito do simbólico. Percepções poéticas do cotidiano. O ensaio fotográfico e a representatividade de crônicas visuais narrativas: estudo, planejamento e execução.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
UNIDADE I - Estudo crítico da importância da Fotografia no contexto contemporâneo.
Fotografia e sociedade: a história da fotografia e suas repercussões e influências na sociedade.
A presença maciça de imagens fotográficas na contemporaneidade: Imagem, imaginário e imagérie.
Ver, olhar e representar: as condições sociais da produção de imagens e do conhecimento.
A imagem como discurso não-verbal: teoria e leitura de imagens.
UNIDADE II – O pensamento simbólico como argumento para a produção artística.
Imagem, analogia, representação e referência: a natureza icônica, indicial e simbólica da fotografia.
Fotografia e Imaginário: implicações teóricas e antropológicas no âmbito do simbólico.
Estética fotográfica: Signos, significados, sentidos, sentimentos e ideologia na composição estética fotográfica.
As bases do pensamento fotográfico para a construção de sentido, enunciação e leitura: estudos teóricos e práticos.
UNIDADE III – Expressão e poéticas fotográficas
Os processos narrativos da fotografia: a imagem como fonte de comunicação e de afetividades.
Representação visual e subjetividade: as estéticas fotográficas no panorama da arte contemporânea
A articulação entre as questões teóricas e simbólicas: a elaboração de discursos poéticos.
Fotografia e sociedade: a história da fotografia e suas repercussões e influências na sociedade.
A presença maciça de imagens fotográficas na contemporaneidade: Imagem, imaginário e imagérie.
Ver, olhar e representar: as condições sociais da produção de imagens e do conhecimento.
A imagem como discurso não-verbal: teoria e leitura de imagens.
UNIDADE II – O pensamento simbólico como argumento para a produção artística.
Imagem, analogia, representação e referência: a natureza icônica, indicial e simbólica da fotografia.
Fotografia e Imaginário: implicações teóricas e antropológicas no âmbito do simbólico.
Estética fotográfica: Signos, significados, sentidos, sentimentos e ideologia na composição estética fotográfica.
As bases do pensamento fotográfico para a construção de sentido, enunciação e leitura: estudos teóricos e práticos.
UNIDADE III – Expressão e poéticas fotográficas
Os processos narrativos da fotografia: a imagem como fonte de comunicação e de afetividades.
Representação visual e subjetividade: as estéticas fotográficas no panorama da arte contemporânea
A articulação entre as questões teóricas e simbólicas: a elaboração de discursos poéticos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FOTOGRAFIA E IMAGINÁRIO: POÉTICAS EM PESQUISA | Artes (Mestrado acadêmico) |