Nome da Atividade
O DESENHO DO CORPO, O CORPO QUE DESENHA
CÓDIGO
05002155
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Experimentações e reflexões em torno da produção artística e das ações pedagógicas que investigam a representação do corpo na arte contemporânea. Estudo das relações concomitantes e polissêmicas que o corpo estabelece como objeto e como suporte da arte. Imagem, identidade e erotismo. Tradução, Reinvenção e Multiplicidades. Percepção de si e de mundo. Discurso e Gênero.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Unidade 1: O desenho do corpo, o corpo que desenha
Implicações e abordagens conceituais, corpo e cultura, arte e corporalidade.
Bibliografia de referência: Edith Derdyck e Wilton Garcia

Unidade 2: A representação do corpo na arte contemporânea
O corpo fragmentado das vanguardas, Figuração pós-guerra: expressionismo e realismo social, Figuras Pop, Body art, performances e happenings, Neo-expressionistas, Corpo engajado e arte globalizada, Pós-pop e o novo classicismo.
Bibliografia de referência: Lucie-Smith, Umberto Eco, Renato de Fusco, Eliane Moraes

Unidade 3: O Corpo como objeto e suporte da arte
Corpo objeto estético, experiências artístico-corporais, performances, ritualização e tribos contemporâneas,
Bibliografia de referência: Beatriz Pires, Henri-Pierre Jeudy.

Unidade 4: Imagem, Identidade e Erotismo
O corpo na cultura contemporânea, proliferação de imagens, identidades pós-modernas, erotismo e sexualidade na arte contemporânea.
Bibliografia de referência: Stuart Hall, Katia Canton, Linda Nead

Unidade 5: Tradução, Reinvenção e Multiplicidades
Pensar o corpo: projeto artístico pessoal, O corpo como campo ideológico: exploração e intervenção, espetacularização. Corpo tecnológico e virtual.
Bibliografia de referência: Viviane Matesco, Wilton Garcia, Lucie-Smith.

Unidade 6: Percepção de si e de mundo
O corpo como campo do simbólico: Corporalidade constitutiva X corporalidade fantasiosa. Olhar e ser visto. Autorretrato: Projeto artístico pessoal
Bibliografia de referência: Linda Nochlin, Katia Canton, Denise Sant’Anna, Edith Derdyck.

Unidade 7: Discurso e Gênero
O pessoal é político, Discursos idealizantes de exclusão, Visão e Diferença.
Bibliografia de referência: Linda Nochlin, Linda Nead, Patricia Mayayo, Nádia Senna.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
O DESENHO DO CORPO, O CORPO QUE DESENHA Artes (Mestrado acadêmico)

Página gerada em 02/08/2025 08:01:06 (consulta levou 0,144568s)