Nome da Atividade
TÓPICOS ESPECIAIS III
CÓDIGO
05002173
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A partir da análise e da revisão critica de projetos artísticos e expositivos emblemáticos, sobretudo desenvolvidos no Brasil nos últimos cinquenta anos, a disciplina aborda as relações colaborativas entre artistas, curadores e críticos no desenrolar de seus processos criativos.
Cada encontro, se desenrola como um estudo de caso envolvendo, no mínimo, um crítico de arte, um artista e uma proposição artística. Dessa forma, cada aula pode ser pensada, por um lado, como uma totalidade, um complexo de referências determinadas. Por outro lado, essa pretensa totalidade, necessariamente se abrirá para discussões indeterminadas e desestruturantes do planejamento inicial. Partindo dessa proposição teórico-metodológica, a disciplina Prática artística, curadoria e crítica da arte – intersecções possíveis, desenvolve-se enquanto exercício crítico, a ser praticado tanto no âmbito das pesquisas individuais dos alunos matriculados no curso, quanto na atividade coletiva dos encontros semanais.
Cada encontro, se desenrola como um estudo de caso envolvendo, no mínimo, um crítico de arte, um artista e uma proposição artística. Dessa forma, cada aula pode ser pensada, por um lado, como uma totalidade, um complexo de referências determinadas. Por outro lado, essa pretensa totalidade, necessariamente se abrirá para discussões indeterminadas e desestruturantes do planejamento inicial. Partindo dessa proposição teórico-metodológica, a disciplina Prática artística, curadoria e crítica da arte – intersecções possíveis, desenvolve-se enquanto exercício crítico, a ser praticado tanto no âmbito das pesquisas individuais dos alunos matriculados no curso, quanto na atividade coletiva dos encontros semanais.
Objetivos
Objetivo Geral:
A partir da análise e da revisão critica de projetos artísticos e expositivos emblemáticos, sobretudo desenvolvidos no Brasil nos últimos cinquenta anos, a disciplina aborda as relações colaborativas entre artistas, curadores e críticos no desenrolar de seus processos criativos.Cada encontro, se desenrola como um estudo de caso envolvendo, no mínimo, um crítico de arte, um artista e uma proposição artística. Dessa forma, cada aula pode ser pensada, por um lado, como uma totalidade, um complexo de referências determinadas. Por outro lado, essa pretensa totalidade, necessariamente se abrirá para discussões indeterminadas e desestruturantes do planejamento inicial. Partindo dessa proposição teórico-metodológica, a disciplina Prática artística, curadoria e crítica da arte – intersecções possíveis, desenvolve-se enquanto exercício crítico, a ser praticado tanto no âmbito das pesquisas individuais dos alunos matriculados no curso, quanto na atividade coletiva dos encontros semanais.
Conteúdo Programático
Mônica Zielinsky – Criação e crítica, Substâncias da arte.
William Kentridge, Lições de desenho
Mário Pedrosa – O Ponto de vista do crítico.
Grupo Frente, Manifesto Neoconcreto, Teoria do Não Objeto
Suely Rolnik – Arquivo para uma obra acontecimento
Entrevista com Lygia Clark - leitura
Entrevista com Suely Rolnik – vídeo
Frenderico Morais – Do transe ao transitório: um novo espaço.–
Montagem virtual das exposições analisadas no artigo
Benedito Nunes – Da arte como poesia
Godard e Glauber Rocha numa abordagem envolvendo ética e arte
Glória Ferreira – Crítica e Presentação
Nelson Felix VERSO – O OCO
Thierry De Duve – O “Livre Jogo...” de Kant à luz do minimalismo.
Lisete Lagnado – As tarefas do curador.
Bienal Antropofágica
O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria?
Pablo Lobato e Yuri Firmeza
William Kentridge, Lições de desenho
Mário Pedrosa – O Ponto de vista do crítico.
Grupo Frente, Manifesto Neoconcreto, Teoria do Não Objeto
Suely Rolnik – Arquivo para uma obra acontecimento
Entrevista com Lygia Clark - leitura
Entrevista com Suely Rolnik – vídeo
Frenderico Morais – Do transe ao transitório: um novo espaço.–
Montagem virtual das exposições analisadas no artigo
Benedito Nunes – Da arte como poesia
Godard e Glauber Rocha numa abordagem envolvendo ética e arte
Glória Ferreira – Crítica e Presentação
Nelson Felix VERSO – O OCO
Thierry De Duve – O “Livre Jogo...” de Kant à luz do minimalismo.
Lisete Lagnado – As tarefas do curador.
Bienal Antropofágica
O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria?
Pablo Lobato e Yuri Firmeza
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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TÓPICOS ESPECIAIS III | Artes (Mestrado acadêmico) |