Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO I
CÓDIGO
06560069
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa: Ementa: Caracteriza-se como um momento de resgate e reflexão do processo de implantação da sociologia, como disciplina obrigatória, no ensino médio brasileiro. Trabalhar os dilemas na busca de seu reconhecimento que culminam na alteração o art. 36 da LDB e na Lei 11.684. Propiciar leitura e compreensão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e sua influência na construção dos planos de estudos da disciplina nos três anos do ensino médio

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
- Problematizar o papel da Sociologia, na educação básica, no sentido de compreender que sua função transcende o âmbito de ser mais um componente curricular, reportando à relevância dos seus saberes para compreensão da sociedade contemporânea.
- Propiciar reflexão sobre educação, escola contextualizando o ensino da sociologia a partir de uma leitura crítica de textos e documentos educacionais oficiais.

Conteúdo Programático

Programa:
Unidade I
A Educação na Constituição da República Federativa do Brasil;
O ensino médio na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.9394/96);
Unidade II
Aspectos históricos da disciplina de sociologia no ensino médio brasileiro e no Rio Grande do Sul
Unidade III
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)- Área das Ciências Humanas: eixos temáticos para o ensino da sociologia no ensino médio;
Projeto Político Pedagógico nas Escolas: a sociologia como componente curricular;
Os direitos e deveres dos jovens e dos professores presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996. ROMANELLI, Otaíza O. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petropólis: Vozes, 1997 RAIZER, L.; MEIRELLES, M.; PEREIRA, T. I. (2008), “Escolarizar e/ou educar? As perspectivas do ensino de Sociologia na educação básica”. Pensamento plural, Pelotas, n. 2, pp. 105-123.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Constituição da República, 1988. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8069 de 13/07/1990. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. BRZENSSKI, Iria (org). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares – 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008 CODO, Wanderley (coordenador).Educação: carinho e trabalho – Petrópolis, RJ: Vozes, Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Universidade de Brasília. Laboratório de Psicologia do Trabalho, 1999. BRASIL. (2006), Inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio. Parecer 38/2006. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica. SILVA, I. L. F. (2010), “O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas”. IN: MORAES, A. C. (Coord.). Sociologia:ensino médio. Brasília: MEC, SEB. (pp. 15-44). SARANDY, F. M. S. (2002), “O ensino de ciências sociais no ensino médio no Brasil”. iudad Virtual de Antropología y Arqueología. Disponível em: http://www.naya.org.ar/congreso2002/ponencias/flavio_ marcos_silva_sarandy.htm. Acesso em: 14 jun.2014. SARANDY, F. (2001), “Reflexões acerca do sentido da Sociologia no Ensino médio”. Espaço Acadêmico – Revista Eletrônica Mensal, Ano I, n. 05. Disponível htt:tp://www.espacoacademico.com.br, Acesso em: 14 jun.2014 PEREIRA, L. H. (2013), “A luta dos sociólogos pela obrigatoriedade da Sociologia”. IN: MEIRELLES, M.; RAIZER, L.; PEREIRA, L. H. O ensino de Sociologia no RS: repensando o lugar da Sociologia. Porto Alegre: Evangraf/Laviecs. (p. 13-34).

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