Nome da Atividade
SOCIOLOGIA DA GLOBALIZAÇÃO
CÓDIGO
06560090
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa: A disciplina aborda os estudos sobre o fenômeno da globalização, desde as últimas décadas do século XX até os dias atuais. São abordados os aspectos econômicos, políticos e culturais da globalização bem como as variadas concepções teóricas e os diversos conflitos que nela se manifestam.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): Oferecer uma discussão plural e atualizada sobre o fenômeno da globalização.

Conteúdo Programático

Programa: Unidade I. Introdução ao fenômeno da globalização. Unidade II. Discussão conceitual: globalização, mundialização e sistema-mundo. Unidade III. Aspectos políticos,
econômicos e culturais da globalização.
Unidade IV. Informação, tecnologias e globalização. Unidade IV. Os atores sociais e políticos diante da globalização.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: Economia, sociedade e cultura. Volume I. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • HARDT, Michael e NEGRI, Antônio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
  • IANNI, Otávio. A era do globalismo. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2004.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa, Os processos da globalização. In: A Globalização e as Ciências Sociais. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). São Paulo: Cortez. 2005. pp. 25-102.
  • BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • ARRIGHI, Giovanni. Adam Smith em Pequim. Origens e fundamentos do Século XXI. São Paulo, Boitempo, 2008.
  • ARRIGHI, Giovanni. Globalização e desenvolvimento desigual. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, Vol. 1, Nº 1, Ago-Dez.2007.
  • BOYER, Robert e BRACHE, Daniel. Estados contra mercados. Os limites da globaliza ção. (Orgs). Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
  • CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume II. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
  • CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xama, 1996.
  • HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
  • HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyol, 2004.
  • IANNI, Otávio. A sociedade global. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1999.
  • IANNI, Otávio. Teorias da globalização. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2004.
  • COCCO, Giussepe; PETEZ Galvão, Alexander e SILVA, Gerardo (Orgs.). Capitalismo cognitivo: Trabalho, redes e inovação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
  • SASSEN, Saskia. Sociologia da globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • SKLAIR, Leslie. Sociologia do sistema global. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
  • WALLERSTEIN, Immanuel. La imagen global y las alternativas de la evolución del sistema-mundo, 1945-2025", Revista Mexicana de Sociologia, n2 2 (1999).
  • WALLERSTEIN, Immanuel. Impensar a Ciência Social. Os limites dos paradigmas do século XX. São Paulo, Ideias e Letras, 2006.

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