Nome da Atividade
				PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
				CÓDIGO
				06560093
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Ementa: Estratégias e técnicas de análises de textos científicos. Oportunizar situações para que o aluno possa fazer uma reflexão sobre seu próprio trabalho, exercitando atividades de análise, crítica e reelaboração. Leitura: concepções, aspectos cognitivoss e habilidades. Produção textual: texto, contexto e intertexto; fatores de textualidade. Prática de produção e refação de textos. Conhecer os requisitos e técnicas da produção de textos científicos no Brasil.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais): Fornecer aos alunos o conhecimento necessário para a interpretação e produção de textos científicosConteúdo Programático
Programa:
1. Estratégias e técnicas de análises de textos científicos
2. Análise, crítica e reelaboração de textos científicos
3. . Leitura: concepções, aspectos cognitivoss e habilidades
4, Prática de produção e refação de textos
5. Técnicas da produção de textos científicos no Brasil.
					1. Estratégias e técnicas de análises de textos científicos
2. Análise, crítica e reelaboração de textos científicos
3. . Leitura: concepções, aspectos cognitivoss e habilidades
4, Prática de produção e refação de textos
5. Técnicas da produção de textos científicos no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARRAS, R. Os Cientistas Precisam Escrever. São Paulo: T.A.Queiroz, 1986;
 - CARNEIRO, Agostinho D. Texto em construção: interpretação de texto. São Paulo: Moderna, 1992.
 - FALSTICH, E.L.J. Como Ler, Entender e Redigir um Texto. Petrópolis: Vozes, 1980;
 
Bibliografia Complementar:
- DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005.
 - KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2006.
 - KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e produção textual. Petrópolis: Vozes, 2010.
 - KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; PAVANI, C. F. Prática textual. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
 - MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: PENTEADO, J.R. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo: Pioneira, 1986; -
 - SERAFINI, M.T. Como Escrever Textos. Rio de Janeiro: Globo, 1974; - VANOYE, F. Usos da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
 - MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração,análise e interpretação de dados. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
 - SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| T1 | 2025 / 2 | 60 | 42 | 
Ciências Sociais  (Bacharelado - Noturno) Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)  Horários 					
  | 
					
Rafael Malhão Professor responsável pela turma  |