Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO I
CÓDIGO
06560152
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Realizar o resgate e reflexão do processo de implantação da sociologia no Ensino Fundamental.
Propiciar leitura crítica e compreensão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e
regulações afins que dão suporte ao ensino no Brasil. Promover a construção da identidade
profissional no ensino de Ciências Sociais a partir da integração Universidade-Escola através da
pesquisa, entrevistas ou conferências com profissionais da área investigando práticas e atuações.
* A ementa atende ao Parecer CNE/CP Nº3/2004, a Resolução CNE/CP Nº1/2004; ao Parecer
CNE/CP Nº8/2012 e a Resolução Nº1/2012; ao Decreto N° 4281/2002 da Lei Nº 9795/1999; a
Resolução da DCN nº8/2012 e a Resolução da DCN Nº5/2012; e a Lei 13.146/2015.
Propiciar leitura crítica e compreensão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e
regulações afins que dão suporte ao ensino no Brasil. Promover a construção da identidade
profissional no ensino de Ciências Sociais a partir da integração Universidade-Escola através da
pesquisa, entrevistas ou conferências com profissionais da área investigando práticas e atuações.
* A ementa atende ao Parecer CNE/CP Nº3/2004, a Resolução CNE/CP Nº1/2004; ao Parecer
CNE/CP Nº8/2012 e a Resolução Nº1/2012; ao Decreto N° 4281/2002 da Lei Nº 9795/1999; a
Resolução da DCN nº8/2012 e a Resolução da DCN Nº5/2012; e a Lei 13.146/2015.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Problematizar o papel da Sociologia, na educação básica, no sentido de compreender que sua
função transcende o âmbito de ser mais um componente curricular, reportando à relevância dos
seus saberes para compreensão da sociedade contemporânea.
Objetivo Específico:
Propiciar reflexão sobre educação, escola contextualizando o ensino da sociologia a partir de uma
leitura crítica de textos e documentos educacionais oficiais.
Identificar a situação da disciplina de sociologia nas legislações educacionais anteriores a Lei
9.394/96.
Trabalhar com a trajetória histórica da disciplina de sociologia no ensino médio brasileiro até sua
entrada como componente curricular obrigatório no ensino médio.
Analisar os limites e desafios na formação do educador e dos jovens do ensino médio.
Refletir sobre os aspectos legais e legítimos da disciplina de sociologia no ensino médio.
Identificar e analisar planos de estudos da disciplina no nível médio.
Desenvolver leitura e compreensão dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Área das Ciências
Sociais.
Conteúdo Programático
Unidade I: A Educação na Constituição da República Federativa do Brasil; O ensino na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.9394/96);
Unidade II: Aspectos históricos da disciplina de sociologia no ensino brasileiro e no Rio Grande
do Sul;
Unidade III: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Área das Ciências Humanas: eixos
temáticos para o ensino da sociologia no ensino médio; Projeto Político Pedagógico nas Escolas:
a sociologia como componente curricular; Os direitos e deveres dos jovens e dos professores
presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA e Estatuto da Juventude). Os direitos
Inclusivos e sustentáveis: A educação relativa às diferenças e igualdade de gênero, sexual, de
deficientes, ambientais, de faixas geracionais e étnico-raciais.
Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.9394/96);
Unidade II: Aspectos históricos da disciplina de sociologia no ensino brasileiro e no Rio Grande
do Sul;
Unidade III: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Área das Ciências Humanas: eixos
temáticos para o ensino da sociologia no ensino médio; Projeto Político Pedagógico nas Escolas:
a sociologia como componente curricular; Os direitos e deveres dos jovens e dos professores
presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA e Estatuto da Juventude). Os direitos
Inclusivos e sustentáveis: A educação relativa às diferenças e igualdade de gênero, sexual, de
deficientes, ambientais, de faixas geracionais e étnico-raciais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MEIRELLES, Mauro; RAIZER, Leandro; PEREIRA, Luiza Helena (org.). Diálogos entre pedagogia e sociologia. Porto Alegre: Evangraf, 2013. RAIZER, L.; MEIRELLES, M.; PEREIRA, T. I. “Escolarizar e/ou educar? As perspectivas do ensino de Sociologia na educação básica”. Pensamento plural, Pelotas, n. 2, 2008, pp. 105-123. BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (org.). Dicionário do ensino de sociologia. Maceió: Café com Sociologia, 2020.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Constituição da República, 1988. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal no 8069/1990. BRASIL. Estatuto da Juventude. Lei Federal no 12.852/2013 CANDAU, Vera Maria Ferrão et al. Tecendo a cidadânia: oficinas pedagógicas de direitos humanos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999 TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. STRECK, Danilo Romeu (org.). Educação básica e o básico na educação. Porto Alegre: Sulina : Unisinos, 1996. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018. ROMANELLI, Otaíza de O. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petropólis: Vozes.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRÁTICA DE ENSINO I | Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno) |