Nome da Atividade
EXTENSÃO E SOCIEDADE 5
CÓDIGO
06560160
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Transposição didática da análise do desenvolvimento do marxismo a partir de suas diversas perspectivas, tratando, entre outros, dos autores da primeira e da segunda geração da Escola de Frankfurt, Gramsci e Lukács. Trazer também as contribuições de diversos autores da Escola de Chicago nas suas diversas gerações. Traduzir conceitos como os de interação social, interacionismo simbólico e desvio. Traduzir a teoria estrutural funcionalista de Talcott Parsons e as contribuições de Robertt Merton para um funcionalismo renovado e das teorias de médio alcance. Converter em material didático as propostas da sociologia norte-americana de pesquisas quantitativas, particularmente, de Paul Lazarsfeld; e a crítica etnometodológica como abordagem sociológica alternativa. Disciplina integrada ao Programa Extensão e Sociedade nas Ciências Sociais – Licenciatura (código 481)

Objetivos

Objetivo Geral:

Realizar exercício de transposição didática do conjunto de autores, escolas e teorias constituídas entre o final da primeira guerra mundial e o final da década de 1940.

Conteúdo Programático

Transpor as contribuições de autores do interacionismo, da fenomenologia, da etnometodologia e da microssociologia.Transpor a teoria geral funcionalista de Robert Merton: teoria de médio alcance e as categorias “funções manifestas e latentes”; Traduzir a teoria geral estrutural-funcionalista de Talcott Parsons sobre sistema social, estrutura e função; Transpor didaticamente os conceitos de ciência tradicional e teoria crítica, dominação, racionalização instrumental, indústria cultural, sociedade “unidimensional”, bem como de trabalho e interação e de ação instrumental/estratégica e ação comunicativa. Transpor conceitos de Estado ampliado, sociedade civil e sociedade política, hegemonia, guerra de posição, Oriente e Ocidente, entre outros.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na vida cotidiana. Prefácio e Introdução. pp. 9-24. Petrópolis, RJ. Vozes. Várias Edições.
  • HORKHEIMER, Max. Filosofia e teoria crítica. In: Textos escolhidos. Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. pp. 155-161.
  • MERTON, Robert. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1968.

Bibliografia Complementar:

  • ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental. São Paulo: Brasiliense, 1976.
  • COLLINS, Randall. Quatro tradições sociológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
  • DOMINGUES, José Maurício. A sociologia de Talcott Parsons. São Paulo: Annablume.2012.
  • GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
  • GIDDENS, Anthony. Problemas centrais em teoria social: ação, estrutura e contradição na análise sociológica. Petrópolis: Vozes, 2018.

Página gerada em 14/11/2024 23:25:17 (consulta levou 0,067333s)