Nome da Atividade
OFICINA DE PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
06560186
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Teoria crítica da educação. Educação e Desenvolvimento. Escola básica. Universidade. Trajetórias estudantis. Sistema educacional. Políticas Públicas. Políticas Afirmativas. Escolas Democráticas. Criatividade e sujetividade. Direito à Educação. Prática de pesquisa social.
Objetivos
Objetivo Geral:
A oficina de pesquisa em Sociologia da Educação objetiva construir um exercício coletivo de pesquisa socio-educacional. Parte-se da construção do objeto, deliberação dos elementos teóricobibliográficos, organização do projeto, definição dos procedimentos, até a execução da pesquisa e redação final do texto.Conteúdo Programático
Unidade I
- Construção do objeto
- Revisão bibliográfica
- Redação do projeto
Unidade II
- Definição dos procedimentos
- Construção dos instrumentos de coleta de dados
- Realização da coleta de dados
Unidade III
- Organização dos dados
- Sistematização teórico-empírica
- Redação do texto final
- Construção do objeto
- Revisão bibliográfica
- Redação do projeto
Unidade II
- Definição dos procedimentos
- Construção dos instrumentos de coleta de dados
- Realização da coleta de dados
Unidade III
- Organização dos dados
- Sistematização teórico-empírica
- Redação do texto final
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- APPLE, M. BALL, S. GANDIN, L.A. Sociologia da Educação – análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979 (várias edições).
- LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos Meios Populares – as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2004.
Bibliografia Complementar:
- ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. As pesquisas sobre o efeito das escolas: contribuições metodológicas para a Sociologia da Educação. Brasília: Sociedade e Estado, v. 22, n. 2, p. 435-473, maio/ago. 2007.
- BAUER; GASKELL. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2015, 13a ed.
- COSTA RIBEIRO, Carlos Antonio. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Dados – Revista de Ciências Sociais, vol. 54, núm. 1, 2011, pp. 41-87.
- DUBET, François; DURU-BELLAT, Marie; VERETOUT, Antoine. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, 2012, p. 22-70.
- KOSLINSKI, Mariane Campelo; BARTHOLO, Tiago Lisboa. Desigualdades de oportunidades educacionais no início da trajetória escolar no context brasileiro. Lua Nova, São Paulo, 110: 215- 245, 2020.
- PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A. Queiroz. 1990.
- SENKEVICS, Adriano. O acesso, ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro, 1991-2020. São Paulo: FE-USP, 2021.
- YOUNG, Michael. Para que servem as escolas. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007