Nome da Atividade
TEORIA CRÍTICA E SOCIOLOGIA
CÓDIGO
06560199
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A teoria crítica da sociedade, com ênfase na denominada Escola de Frankfurt. Teoria Crítica e modernidade. Teoria Crítica e herança do marxismo. Georg Lukács e o fenômeno da reificação. Walter Benjamin e as obras de Arte. Primeira geração da Escola de Frankfurt: Adorno e Horkheimer. Segunda geração: Habermas e a ação comunicativa. Terceira geração: Axel Honneth e reconhecimento. O conceito de teoria crítica, e sua atualidade, para além da matriz frankfurtiana.

Objetivos

Objetivo Geral:

O curso visa a um olhar panorâmico e introdutório aos principais problemas e conceitos que caracterizam a chamada teoria crítica da sociedade. Busca enfatizar as contribuições da Teoria Crítica para o campo da Sociologia, mesmo que mantendo as interlocuções necessárias com outros campos do saber, como a Filosofia e a Psicanálise. A investigação dos problemas, atinentes principalmente no que convencionou chamar Escola de Frankfurt, busca um apanhado histórico deste modelo de pensamento e teoria social, com ênfase no desenvolvimento comparativo especialmente em Adorno, Horkheimer, Habermas e Honneth, destacando suas contribuições para a sociologia e a teoria social contemporânea.

Conteúdo Programático

Unidade I. A ideia original de Teoria Crítica
Unidade II. De Lukács à Adorno: reificação e racionalidade
Unidade III. A “Dialética do Esclarecimento” e a teoria social
Unidade IV. Adorno e a controvérsia do positivismo
Unidade V. A crítica habermasiana: a ação comunicativa
Unidade VI. Reconhecimento e os novos desafios da teoria crítica

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADORNO, Theodor. O Fetichismo na Música e a Regressão na Audição. São Paulo: Abril Cultural: 1983.
  • ADORNO, Theodor. Introdução à Controvérsia do Positivismo na sociologia alemã. São Paulo: Abril: 1983.
  • ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar: 1985.
  • HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência Enquanto Ideologia. São Paulo: Abril Cultural: 1983.
  • HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento. A Gramática Moral dos Conflitos Sociais. São Paulo: Ed. 34: 2003.
  • HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. São Paulo: Abril: 1983.

Bibliografia Complementar:

  • ADORNO, Theodor. O Ensaio Como Forma. In: COHN, Gabriel (Org.): São Paulo: Ática: 1986 b. p.167-187.
  • ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. Temas Básicos de Sociologia. São Paulo: Cultrix: 1978.
  • ANDERSON, Perry. Considerações Sobre o Marxismo Ocidental. São Paulo: Brasiliense: 1989.
  • ARATO, Andrew & GEBHARDT (Eds.) The Essential Frankfurt School Reader. New York: Continuum: 1992
  • BENHABIB, Seyla. Critique, Norm, and Utopia. New York: Columbia of University Press: 1986.
  • BENJAMIN, Walter. Textos de Sociologia. In: KOTHE, Flávio (Org.). São Paulo: Ática: 1985.
  • BRONNER, S. and KELNNER, D. (Eds.). Critical Theory and Society – A Reader: New York: Routledge: 1989.
  • CAMARGO, Sílvio. Modernidade e Dominação: Theodor Adorno e a Teoria Social Contemporânea. São Paulo: Annablume/Fapesp: 2006.
  • FRASER, Nancy and HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition – A Political-Philosophical Exchange. New York: Verso Books: 2004.
  • FREITAG, Bárbara. Teoria Crítica Ontem e Hoje. São Paulo: Brasiliense: 1990.
  • HABERMAS, Jürgen. Perfiles Filosófico-Políticos. Madrid: Taurus: 1975.
  • HONNETH, Axel. The Critique of Power. Reflective Stages in a critical social Theory. London: The MIT Press, 1991.
  • JAY, Martin. A Imaginação Dialética. São Paulo: Contraponto: 2016.
  • LUKÁCS, Georg. História e Consciência de Classe. Lisboa: Escorpião: 1986.
  • MARCUSE, Herbert. Razão e Revolução: São Paulo: Paz e Terra: 1978.
  • NOBRE, Marcos. Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
  • NOBRE, Marcos. (Org.). Curso Livre de Teoria Crítica. São Paulo: Papyrus: 2011.

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