Nome da Atividade
LOGICA
CÓDIGO
06730073
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Apresentação do nascimento da
lógica, da lógica aristotélica, que foi a primeira tentativa
sistemática de explicitar as estruturas lógicas básicas de todo
pensamento e linguagem. São essas estruturas que validam
argumentos, que garantem, se observadas de um ponto de
vista semântico, que a informação da conclusão seja
consequência da informação presente nas premissas. De um
ponto de vista meramente sintático, a constatação da estrutura
válida demonstra que as regras lógicas foram seguidas na
argumentação — por isso, inclusive, as regras lógicas podem
ser usadas para determinar a validade de argumentos, e que a
conclusão se segue das premissas de um ponto de vista
lógico, que ela é consequência das premissas, mesmo que o
argumento não apresente relevância informativa. A
apresentação subsequente da lógica simbólica moderna,
mostra ao aluno os métodos de formalização contemporâneos
utilizados para detectar a estrutura de sentenças e argumentos
e os cálculos utilizados para determinar a validade ou nãovalidade dos últimos.
lógica, da lógica aristotélica, que foi a primeira tentativa
sistemática de explicitar as estruturas lógicas básicas de todo
pensamento e linguagem. São essas estruturas que validam
argumentos, que garantem, se observadas de um ponto de
vista semântico, que a informação da conclusão seja
consequência da informação presente nas premissas. De um
ponto de vista meramente sintático, a constatação da estrutura
válida demonstra que as regras lógicas foram seguidas na
argumentação — por isso, inclusive, as regras lógicas podem
ser usadas para determinar a validade de argumentos, e que a
conclusão se segue das premissas de um ponto de vista
lógico, que ela é consequência das premissas, mesmo que o
argumento não apresente relevância informativa. A
apresentação subsequente da lógica simbólica moderna,
mostra ao aluno os métodos de formalização contemporâneos
utilizados para detectar a estrutura de sentenças e argumentos
e os cálculos utilizados para determinar a validade ou nãovalidade dos últimos.
Objetivos
Objetivo Geral:
O objetivo da disciplina é desenvolver nos alunos apercepção da estrutura lógica da linguagem natural, da
estrutura de suas sentenças e de seus argumentos,
possibilitando o uso dessas estruturas em raciocínios e
facilitando o estudo e a análise de argumentos
filosóficos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HAACK, Susan. Filosofia das lógicas. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. MORTARI, César. Introdução à Lógica. São Paulo, UNESP: 2001. NEVES FILHO, Eduardo Ferreira. Elementos de Lógica. Pelotas: NEPFil online, 2015.
Bibliografia Complementar:
- BENSON, M. Lógica Elementar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1968. BARWISE, J. & ETCHEMENDY, J. The lenguage of Firstorder Logic. Stanford: C.S.L.I. 59 BOSCH, J. Simbolismo lógico. Eudeba, 1965. COPI, I.M. Introdução a lógica. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1984. GARRIDO, M. Logica Simbolica. Tecnos, 1973. NEVES FILHO, Eduardo Ferreira. O Paradoxo de Moore. Pelotas: NEPFil online, 2013.