Nome da Atividade
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
06730293
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Reconhecer a Psicologia como Ciência, que tem por objeto de estudo o comportamento, constituindo-se como um dos saberes da educação, que subsidia o processo educativo, com as teorias que norteiam a Psicologia do Desenvolvimento Humano e a Psicologia da Aprendizagem, constituindo um saber interdisciplinar. Buscar aprofundar a importância da relação educador/educando.
Objetivos
Objetivo Geral:
Reconhecer a Psicologia como Ciência, que tem por objeto de estudo o comportamento, constituindo-se como um dos saberes da educação, que subsidia o processo educativo, com as teorias que norteiam a Psicologia do Desenvolvimento Humano e a Psicologia da Aprendizagem, constituindo um saber interdisciplinar. Buscar aprofundar a importância da relação educador/educando.Conteúdo Programático
Introdução à Ciência da Psicologia. Algumas das principais teorias que norteiam a Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Humana, tais como: inatistas, ambientalistas e interacionistas. Níveis e processos de desenvolvimento e aprendizagem (infância, adolescência e adultez).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Ana Lúcia; VALEIRÃO, Kelin (Org.). Fundamentos Psicológicos da Educação. Pelotas: NEPFil online, 2015. REALE, Giovanni. História da Filosofia: de Nietzsche à escola de Frankfurt. Vol. 6. São Paulo, Paulus: 2003. ______. De Freud à Filosofia: história da atualidade. Vol. 7 São Paulo, Paulus: 2006.
Bibliografia Complementar:
- BASSOLS, A.M., (org) Saúde Mental na escola: Uma abordagem multidisciplinar, V. 1, Porto Alegre, Mediação, 2003. D’AMBROSIO, U. Novos paradigmas de atuação e formação docente, In: PORTO, Tania M. E., Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara, J.M. Editora, 2003. 50 DAVIS, C. e OLIVEIRA, Z. Psicologia na Educação. 4ª ed. São Paulo, Cortez Editora, 1994. FARIA, A R. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. São Paulo, Ática, 2001. FRANCO, Sergio K. O construtivismo e a educação. Porto Alegre, Mediação, 2000.