Nome da Atividade
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ORIENTADA
CÓDIGO
06730308
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
03
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
03
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Satisfatório,Não
satisfatório
Ementa
O Estágio de Docência Orientada (EDO) objetiva a preparação de pós-graduandos para a
docência em nível superior e a qualificação do ensino de graduação segundo regras do
Regimento Geral do PPGFilosofia e normas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de
Graduação em Filosofia da Ufpel.
docência em nível superior e a qualificação do ensino de graduação segundo regras do
Regimento Geral do PPGFilosofia e normas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de
Graduação em Filosofia da Ufpel.
Objetivos
Objetivo Geral:
As atividades consistem em ministrar aulas, aplicar provas, corrigir provas, prepararmaterial didático do conteúdo referente a matéria ministrada, distribuir material didático
aos alunos, esclarecer dúvidas dos alunos, além das atividades sugeridas pelo orientador.
O conteúdo específico de cada discplina será definido pelo respectivo docente
responsável e ministrado pelo estágiário-orientando.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GALLO, Silvio. A Filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, R. J. T; GOTO, R. Filosofia no Ensino Médio: Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007. [ Links ] GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2009. [ Links ] KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 2. ed. - São Paulo: Abril Cultural, 1983. Col. Os Pensadores. [ Links ] LIMA, Maria S. L. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. [ Links ] LIMA, Maria S. L. A Hora da Prática: reflexões sobre o Estágio Supervisionado e ação docente. 4. ed. - Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004. [ Links ] LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995. [ Links ] MARX, Karl. O capital: Crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Col. Os Pensadores. [ Links ] PIMENTA, Selma Garrido. Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática?. 7. ed. - São Paulo: Cortez, 2006. [ Links ] PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Cortez Editora 2006 [ Links ] PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. [ Links ] PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. [ Links ] RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. [ Links ] SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994. [ Links ] TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
6 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Filosofia (Doutorado) |
EVANDRO BARBOSA Professor responsável pela turma |
||||||
3 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Filosofia (Doutorado) Horários
|
LUIS EDUARDO XAVIER RUBIRA Professor responsável pela turma |
||||||
4 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Filosofia (Mestrado acadêmico) Filosofia (Doutorado) |
KEBERSON BRESOLIN Professor responsável pela turma |