Nome da Atividade
O ENSINO E O PROJETO DE VIDA
CÓDIGO
06730318
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
A, B, C, D, E (Usado na
graduação)
Ementa
Promover reflexões, vivências e conhecimentos que permitam desenvolver
algumas dimensões importantes na vida de estudantes da Educação Básica.
algumas dimensões importantes na vida de estudantes da Educação Básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender, explorar e integrar os conceitos filosóficos às abordagens da disciplinade Projeto de Vida, desenvolvendo estratégias de ensino que promovam a formação
integral dos sujeitos.
Conteúdo Programático
1. Contexto histórico; 2. Projeto de vida; 3. Identidade(s); 4. Existencialismo; 5.
Fenomenologia; 6. Narrativa(s); 7. Ser, existir e experienciar
Fenomenologia; 6. Narrativa(s); 7. Ser, existir e experienciar
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. 2.ed Porto Alegre: Artmed, 2010. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Trad. Enio Paulo Gianchini. Petrópolis: Vozes, 2017. HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Trad. Enio Paulo Gianchini. Petrópolis: Vozes, 2017. LAZZARATO, Maurizio. O governo do homem endividado. Trad. Daniel P.P. da Costa. São Paulo: N-1 Edições, 2017. RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 1: A intriga e a narrativa histórica. Trad.: