Nome da Atividade
O ENSINO DE FILOSOFIA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO
CÓDIGO
06730321
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Capacitar o aluno para transpor didaticamente questões filosóficas através de
experimentos de pensamento clássicos na tradição da Filosofia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Problematizar teoricamente os diferentes tipos de experimentos de pensamento;
- Capacitar o aluno para transpor didaticamente questões filosóficas através de
experimentos de pensamento clássicos na tradição da Filosofia;
- Desenvolver as habilidades de interpretação de experimentos de pensamento e
transposição didática desta discussão.

Conteúdo Programático

- Experimentos de pensamentos (conceitos iniciais)
- Dilema do bonde (Philippa Foot / Judith J. Thomson)
- Máquina de experiências (Robert Nozick)
- Quarto chinês (John Searle)
- A criança que se afoga (Peter Singer)
- Dilema do prisioneiro (Albert W. Tucker) - Semana SIIEPE/CIC ENPÓS
- Mary, a neurocientista daltônica (Frank Jackson)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, Evandro e COSTA, Thaís C. Alves. Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia. Série Dissertatio-Incipiens. Pelotas: NEPFIL, 2015. Disponível em: http://nepfil.ufpel.edu.br/incipiens/metodologia-e-pratica-de-pesquisa-em-filosofia.pdf NYLAND, Luana Francine. Experimentos de pensamento como recurso pedagógico para o ensino de Filosofia. Revista Digital de Ensino de Filosofia, v, 02, 2020, p.

Bibliografia Complementar:

  • FOLSCHEID, Dominique e WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia Filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 2006. HEPBURN, Ronald W. “Bons e maus ensaios filosóficos”. Disponível em: http://criticanarede.com/html/fil_bomemau.html Frappier M, et al. Thoughts Experiments in Philosophy, Science and the Arts. London: Routledge, 2013

Página gerada em 15/11/2024 01:56:42 (consulta levou 0,065015s)