Nome da Atividade
MICROECONOMIA IV
CÓDIGO
0760014
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Problemas de Seleção Adversa, Sinalização e Filtragem, Mercados Contingenciais, Risco Moral e a Teoria dos Contratos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir e apresentar os principais tópicos sobre a economia da informação assimétrica, bem como as técnicas e instrumentos de análise teórica que podem ser aplicados a uma variedade de situações na qual, pelo menos um agentes possuem informação privada, e examinar os tipos de mecanismos que existem para lidar com os problemas criados por tal informação.

Conteúdo Programático

Unidade I - INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DA INFORMAÇÃO
Categorias de informação: certa, perfeita, simétrica, completa. Categorias de modelos com informação assimétrica.

Unidade II- SELEÇÃO ADVERSA
Os modelos de seleção adversa. O problema dos Limões
Os modelos de seleção adversa e algumas de suas aplicações: (i) seguros; (ii) mercado de automóveis usados e outros bens; (iii) certificação.



Unidade III - SINALIZAÇÃO & FILTRAGEM
Introdução. Definição e caracterização do problema da sinalização e filtragem (screening). O modelo de Spence (1973) e a educação como um sinal. Equilíbrio agregador, equilíbrio separador. Aplicações do modelo de sinalização O modelo de Rothschild & Stiglitz (1976).


Unidade IV - OS MERCADOS CONTINGENCIAIS
Introdução. Descrição do modelo. A relação bilateral entre os agentes e o problema do principal e agente. Os contratos com informação simétrica: mecanismos ótimos de pagamento e o nível ótimo de esforço.

Unidade V- Risco Moral e a Teoria dos Contratos
Introdução. Definição e caracterização do problema de risco moral.. A escolha dos níveis de esforço. A solução usando a abordagem de primeira ordem e os problemas dela decorrentes. Risco Moral com informação oculta.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FIANI, R. (2015) Teoria dos Jogos. Elsevier. MACHO-STRADLER, Inés e PÉREZ-CASTRILLO, David. (1997). An Introduction to the Economics of Information: Incentives and Contracts. Oxford, Oxford University Press. MOLHO, Ian. (1997). Economics of Information. Oxford, Blackwell Publishers

Bibliografia Complementar:

  • GIBBONS, R. (1992) Game Theory for Applied Economists.Princeton University Press. RASMUSSEN, E. (1994). Games and Information: An Introduction to Game Theory. Cambridge, Blackwell. VARIAN, Hal. (2017). Microeconomia: Princípios Básicos. Rio de Janeiro, Campus.

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