Nome da Atividade
TERAPIA OCUPACIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
07950087
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

De caráter teórico-prático, esta disciplina aborda os estudos sócio-históricos da educação a fim instrumentalizar os estudantes para futura prática profissional em contextos escolares e não-escolares. Para tanto, são abordados os estudos relacionados ao papel da escola na produção e reprodução social, ao cotidiano escolar e inclusão, colonialidade nos currículos, além das possibilidades de intervenções socioeducativas na Assistência Social ou pelo lazer.
Os projetos de extensão vinculados a este componente curricular são: Narrativas Corporais (1995), "Quintais em prosa” (1698), O Brincar e o Cuidar em Terapia Ocupacional Social (1737), Projeto Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares na Comunidade (1280), Terapia Ocupacional - TO AI (2432), PRO-GERONTO (2174), Era uma vez... (230).

Objetivos

Objetivo Geral:

Abordar a fundamentos teórico-metodológicos da atividade humana em sua dimensão educacional, contemplando tanto as tecnologias terapêutico-ocupacionais tradicionais aplicadas ao cotidiano escolar, quanto os demais contextos socioeducativos não-escolares.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PEREIRA, Beatriz Prado. Terapia Ocupacional e Educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a Escola. [Tese de Doutorado]. Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos. 2018.
  • São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem Caderno de debates do NAAPA: questões do cotidiano escolar. – São Paulo: SME / COPED, 2016. Disponível em:
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. 251 p.
  • FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. 372 p. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira; ISBN 9788524914843.
  • GOMES, Nilma Lino. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. São Paulo: Autêntica, 2007.
  • LOPES, R.E. Terapia Ocupacional Social: desenhos teóricos e contornos práticos. São Carlos: EDUFSCar, 2016.
  • LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 174 p. ISBN 9788586583339

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