Nome da Atividade
JOGOS DE EMPRESAS
CÓDIGO
08970218
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
01
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
1. O jogo através dos tempos. 2. O jogo e o lúdico. 3. Estruturando e aplicando um jogo. 4. Jogo de empresa: uma faca de dois gumes. 5. Mudando a “cara” de um jogo. 6. Método e técnicas de ensino. 7. Relatos de experiências. 8. Jogos estruturados. 9. Mitos em torno dos jogos. 10. Textos de apoio aos jogos. 11. Conclusões.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar ao aluno uma visão geral da administração de empresas, por meio da aplicação das tomadas de decisões nas atividades operacionais e estratégicas da empresa, criando através de um software, um ambiente de simulações de negócios.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de empresa. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.
Bibliografia Complementar:
- ASSEN, Marcel Van. BERG, Gerben van den. PIETERSMA, Paul. Modelos de Gestão – os 60 modelos que todo gestor deve conhecer. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.
- GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de empresa e técnicas vivenciais. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.
- CARREIRO, E.U.P.; OLIVEIRA, M.A.; Jogo de Empresas em Gestão de Projetos: Aplicação em uma multinacional automobilística. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. V.9. n. 4, p. 69-82, 2015.