Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO E TURISMO
CÓDIGO
08980017
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O papel da comunicação no contexto do turismo: principais relações teóricas, interfaces, dimensões e manifestações.
Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar o papel da comunicação no contexto do turismo, levando a compreensão da relevância dos processos de comunicação no setor; analisar e interpretar diferentes formas de comunicação e imagem na composição e consolidação dos produtos e serviços turísticos; reconhecer a importância do sistema de comunicação como fonte para a tomada de decisões na compra e/ou formatação de um produto/serviço em turismo; oferecer subsídios e orientação para a relação com as agências de publicidade e propaganda.Conteúdo Programático
- O que é comunicação.
- Tipos de comunicação.
- Canais e formas de comunicação.
- Comunicação no contexto do marketing turístico.
- As teorias da mídia e o turismo.
- Comunicação interna e externa nas organizações turísticas- necessidade de integração.
- Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no turismo.
- Sinalização e símbolos no Turismo – comunicando a informação.
- Imagem e discurso no turismo.
- Imagem do Brasil no Turismo.
- Tipos de comunicação.
- Canais e formas de comunicação.
- Comunicação no contexto do marketing turístico.
- As teorias da mídia e o turismo.
- Comunicação interna e externa nas organizações turísticas- necessidade de integração.
- Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no turismo.
- Sinalização e símbolos no Turismo – comunicando a informação.
- Imagem e discurso no turismo.
- Imagem do Brasil no Turismo.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIGNAMI, Rosana. A imagem do Brasil no turismo. São Paulo: Aleph, 2002. GIRON, Loraine Slomp; POZENATO, Kenia Maria; LEBRETON, Max. (Orgs.) Interfaces: cultura, comunicação e turismo. Caxias do Sul: EDUCS, 2009. NIELSEN, Christian. Turismo e mídia: o papel da comunicação na atividade turística. São Paulo: Contexto, 2002
Bibliografia Complementar:
- BAHIA, Juarez. Introdução à comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Maud, 1995. GASTAL, Susana. Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: Aleph, 2005. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, s/d. NEIVA Jr., Eduardo. Comunicação: teoria e prática social. São Paulo: Brasiliense, 1990.