Nome da Atividade
GESTÃO DE RESTAURANTES
CÓDIGO
08980033
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Conhecimento sobre o processo de gestão de restaurantes, identificando os processos de criação, manutenção e crescimento do setor. Compreensão e desenvolvimento do processo organizacional de restaurantes, bem com a composição dos serviços de cozinha e salão. Envolvimento do setor com a atividade de turismo.
Objetivos
Objetivo Geral:
• Capacitar o educando para a gestão na área de restaurantes, sendo capaz de planejar, organizar, liderar e controlar as atividades administrativas, estratégicas e operacionais do setor.• Ser capaz de atuar na organização e na realização dos serviços de restaurantes, bem como, aplicar os conhecimentos desenvolvidos na sala de aula na realidade profissional do setor.
• Saber relacionar o setor de restaurantes com a atividade turística, bem como, gerir e desafiar sua complexidade de gestão.
• Aprender todo o processo de gestão de restaurantes, desenvolvendo a crítica e a capacidade de solucionar problemas inerentes ao setor.
• Capacitar o educando para atuar na gestão de restaurantes em empreendimentos turísticos.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1
Evolução do setor de restaurantes
Contextualização do setor de alimentos e bebidas e o turismo
Principais Tendências da alimentação
Tipologia de Restauração / Restaurantes / bares e similares
UNIDADE 2
Organização estrutural de restaurantes
Estrutura física e administrativa
Reconhecimento de espaços e suas peculiaridades
Conhecimento de equipamentos e utensílios de restaurantes
UNIDADE 3
Legislação nos serviços de alimentos e bebidas
Boas Práticas no serviço de alimentação
Estudo do Manual de Boas Práticas e Legislação ANVISA
UNIDADE 4
Gestão administrativa: níveis de atuação: estratégicos, gerenciais e operacionais
Estrutura de cardápios para restaurantes
Empreendimentos turísticos com setores de alimentos e bebidas
UNIDADE 5
O Setor de alimentos e bebidas e o papel do turismólogo na gestão
Serviços de alimentos e bebidas na cozinha e sala
Principais técnicas de serviços
Evolução do setor de restaurantes
Contextualização do setor de alimentos e bebidas e o turismo
Principais Tendências da alimentação
Tipologia de Restauração / Restaurantes / bares e similares
UNIDADE 2
Organização estrutural de restaurantes
Estrutura física e administrativa
Reconhecimento de espaços e suas peculiaridades
Conhecimento de equipamentos e utensílios de restaurantes
UNIDADE 3
Legislação nos serviços de alimentos e bebidas
Boas Práticas no serviço de alimentação
Estudo do Manual de Boas Práticas e Legislação ANVISA
UNIDADE 4
Gestão administrativa: níveis de atuação: estratégicos, gerenciais e operacionais
Estrutura de cardápios para restaurantes
Empreendimentos turísticos com setores de alimentos e bebidas
UNIDADE 5
O Setor de alimentos e bebidas e o papel do turismólogo na gestão
Serviços de alimentos e bebidas na cozinha e sala
Principais técnicas de serviços
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. 9ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2003.
Bibliografia Complementar:
- Culinary institute of America. Chef profissional. 3ed. São Paulo: Senac, 2009.
- HAYES, D. NINEMEIER, J. Gestão de Operações Hoteleiras. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
- POWER, T; BARROWS, C. Administração no setor de hospitalidade. Turismo, hotelaria e restaurante. São Paulo: Editora Atlas, 2004.
- REGGIOLLI, Márcia Regina. Planejamento estratégico de cardápios para gestão de negócios em alimentação. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2012.
- WRIGHT, Jeni; TREUILLE, Eric. Le cordonbleu: todas as técnicas culinárias: mais de 200 receitas básicas da mais famosa escola de culinária do mundo. São Paulo: Marco Zero, 2008.