Nome da Atividade
DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA I
CÓDIGO
09010009
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Esta disciplina pretende responder algumas questões, sugerir outras e promover uma reflexão sobre as necessidades e as possibilidades de ensinar Biologia partindo de uma análise dos diferentes modelos e proposições curriculares construídos. Nesse sentido, propõe-se o (re)conhecimento dos diferentes estágios históricos da nova área de conhecimento Educação em Biologia, bem como os projetos de ensino de Biologia que surgiram dessa história (Projetos Construtivistas, CTS, Interdisciplinaridade, Eixos Temáticos) e que estão fundamentados em diferentes áreas de conhecimento como a educação, psicologia, filosofia da ciência e sociologia, dentre outros. Por fim a disciplina apresenta algumas pesquisas e análises sobre recursos didáticos, sua validação e utilização no universo escolar.
Objetivos
Objetivo Geral:
1 Conhecer as construções curriculares de forma histórica;2 Relacionar e (re)conhecer as diversas construções curriculares de acordo com os seus respectivos referenciais teóricos da educação, psicologia, filosofia da ciência e sociologia;
3 Identificar necessidades e possibilidades para o ensino de Biologia;
4 Analisar recursos didáticos, sua validação e utilização no universo escolar, com destaque para os parâmetros curriculares nacionais.
Conteúdo Programático
1 Perspectivas históricas do ensino de Biologia;
2 Escola e objetivos para o ensino médio;
3 Objetivos do ensino de Biologia na Educação Básica;
4 Investigação da realidade escolar;
5 Análise de Livros Didáticos Tradicionais e Alternativos;
6 Cotidiano e ensino de Biologia;
7 Projetos de ensino CTS;
8 Projetos de ensino de Biologia fundamentados em teorias cognitivistas;
9 Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs;
10 Projetos Interdisciplinares.
2 Escola e objetivos para o ensino médio;
3 Objetivos do ensino de Biologia na Educação Básica;
4 Investigação da realidade escolar;
5 Análise de Livros Didáticos Tradicionais e Alternativos;
6 Cotidiano e ensino de Biologia;
7 Projetos de ensino CTS;
8 Projetos de ensino de Biologia fundamentados em teorias cognitivistas;
9 Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs;
10 Projetos Interdisciplinares.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DIAZ Maria Jesús. Enseñanza de las ciencias para que? Revista Electronica de Enseñanza de lãs Ciências, v. 1, n. 2, 2004
- WORTMANN, Maria Lúcia. Os programas de ensino de ciências no Rio Grande do Sul. Educação e Realidade, 17(1), jan-jun/1992
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Ciências Biológicas (Licenciatura) Horários
|
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA I | Ciências Biológicas (Bacharelado) |