Nome da Atividade
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
CÓDIGO
09010027
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Oportunizar a reflexão e a compreensão de temáticas que permeiam a sociedade contemporânea e os desafios postos para a docência.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Oportunizar a reflexão e a compreensão de temáticas que permeiam a sociedade contemporânea e os desafios postos para a docência.

Objetivos Específicos:
Compreender a diversidade como inerente ao humano e as concepções de exclusão\inclusão, diversidade\diferença, cultura, gênero, classe, raça e etnia .
Analisar os pressupostos do multiculturalismo e as definições de organização curricular, políticas e práticas pedagógicas .
Conceituar Educação Inclusiva, estabelecendo interfaces entre as concepções e práticas .
Estabelecer as relações teórico-práticas no contexto educacional, analisando realidades, buscando caminhos e propostas que dêem conta da perspectiva inclusiva.

Conteúdo Programático

Exclusão\inclusão, diversidade\diferença
Diversidade cultural, gênero, classe, raça, etnia e direitos humanos
Multiculturalismo como política curricular
Multiculturalismo e inclusão
Educação Inclusiva: concepções e práticas
Compreensão da realidade escolar em relação a diversidade e inclusão – Prática como Componente Curricular através do desenvolvimento de projetos nas escolas pelos alunos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BONFIM, M.A. C. do. Et al (Orgs). Educação e Diversidade Cultural. Fortaleza: UFC, 2010.
  • COSENZA, R. M.; FUENTES, D.; MALLOW-DINIZ, L.; CAMARGO, C. H. P. de (org.) Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: artmed, 2008.
  • MCLAREN, P. A vida nas escolas: introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
  • RIBEIRO, M. Apresentação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicos-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • SANTOS, B.S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2010.
  • GLAT, R. (org.) Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2011.
  • MICHALISZYN, M. S. Educação e Diversidade. Curitiba: IBPEX, 2008.
  • MIRANDA, T.G; FILHO, T.A.G (org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
  • SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Coimbra: Almendina, 2005.

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