Nome da Atividade
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
CÓDIGO
09010027
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Oportunizar a reflexão e a compreensão de temáticas que permeiam a sociedade contemporânea e os desafios postos para a docência.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Oportunizar a reflexão e a compreensão de temáticas que permeiam a sociedade contemporânea e os desafios postos para a docência.
Objetivos Específicos:
Compreender a diversidade como inerente ao humano e as concepções de exclusão\inclusão, diversidade\diferença, cultura, gênero, classe, raça e etnia .
Analisar os pressupostos do multiculturalismo e as definições de organização curricular, políticas e práticas pedagógicas .
Conceituar Educação Inclusiva, estabelecendo interfaces entre as concepções e práticas .
Estabelecer as relações teórico-práticas no contexto educacional, analisando realidades, buscando caminhos e propostas que dêem conta da perspectiva inclusiva.
Conteúdo Programático
Exclusão\inclusão, diversidade\diferença
Diversidade cultural, gênero, classe, raça, etnia e direitos humanos
Multiculturalismo como política curricular
Multiculturalismo e inclusão
Educação Inclusiva: concepções e práticas
Compreensão da realidade escolar em relação a diversidade e inclusão – Prática como Componente Curricular através do desenvolvimento de projetos nas escolas pelos alunos.
Diversidade cultural, gênero, classe, raça, etnia e direitos humanos
Multiculturalismo como política curricular
Multiculturalismo e inclusão
Educação Inclusiva: concepções e práticas
Compreensão da realidade escolar em relação a diversidade e inclusão – Prática como Componente Curricular através do desenvolvimento de projetos nas escolas pelos alunos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BONFIM, M.A. C. do. Et al (Orgs). Educação e Diversidade Cultural. Fortaleza: UFC, 2010.
- COSENZA, R. M.; FUENTES, D.; MALLOW-DINIZ, L.; CAMARGO, C. H. P. de (org.) Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: artmed, 2008.
- MCLAREN, P. A vida nas escolas: introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
- RIBEIRO, M. Apresentação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicos-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2005.
Bibliografia Complementar:
- SANTOS, B.S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2010.
- GLAT, R. (org.) Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2011.
- MICHALISZYN, M. S. Educação e Diversidade. Curitiba: IBPEX, 2008.
- MIRANDA, T.G; FILHO, T.A.G (org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
- SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Coimbra: Almendina, 2005.