Nome da Atividade
				DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
				CÓDIGO
				09010044
				Carga Horária
				20 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				A DISTÂNCIA
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
Compreender a caracterização das dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a caracterização das dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem.Conteúdo Programático
. Necessidades especiais e aprendizagem;
. Caracterização de dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem;
. Aspectos neurobiológicos dos Transtornos de Aprendizagem;
					. Caracterização de dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem;
. Aspectos neurobiológicos dos Transtornos de Aprendizagem;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BASTOS, J. A. Discalculia: transtorno específico da habilidade em matemática. In: ROTTA, Newra T.; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos S. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006
 - CIASCA, S. M. Distúrbios e dificuldades de aprendizagem: questão de nomenclatura. In: ______. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003. p.19- 32.
 - CIASCA, S. M.; MOURA-RIBEIRO, M.V. L. de. Avaliação e manejo neuropsicológico da dislexia. In: ROTTA, Newra T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S.dos. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidicisplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 181-193.
 - COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: Transtorno de Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais (v. 3). Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
 - PATERLINI LSM, ZUANETTI PA, PONTES-FERNANDES AC, FUKUDA MTH, HAMAD APA. Triagem e diagnóstico de dificuldades/transtornos de aprendizagem – desfecho de avaliações interdisciplinares. Rev. CEFAC. 2019;21(5):p.13319.
 - ROTTA NT, OHLWEILER L, RIESGO RS. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar, 2ª ed. Artmed: Porto Alegre; 2016.