Nome da Atividade
TECNOLOGIA ASSISTIVA
CÓDIGO
09010052
Carga Horária
20 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Compreender a respeito das tecnologias analógicas e digitais disponíveis para desempenhar auxílio e suporte funcional e educacional para diferentes deficiências. Os recursos que serão apresentadas estarão alinhados com a teoria do Desenho Universal da Aprendizagem, visando proporcionar o conhecimento, utilização e elaboração de recursos de Tecnologia Assistiva, não só para alunos com deficiências, mas de forma geral, para a inclusão de toda a comunidade escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a respeito das tecnologias analógicas e digitais disponíveis para desempenhar auxílio e suporte funcional e educacional para diferentes deficiências. Os recursos que serão apresentadas estarão alinhados com a teoria do Desenho Universal da Aprendizagem, visando proporcionar o conhecimento, utilização e elaboração de recursos de Tecnologia Assistiva, não só para alunos com deficiências, mas de forma geral, para a inclusão de toda a comunidade escolar.

Conteúdo Programático

Tecnologia
Tecnologia Educativa e Reabilitativa X Tecnologia Assistiva
Tecnologia Assistiva (T.A)
Classes de T.A
Baixa e altas tecnologias
Tecnologias rígidas e flexíveis
Aparelhos e ferramentas
Mínima e máximas tecnologias
Tecnologias gerais e específicas
Tecnologias comerciais e customizadas
Especificidade de Tecnologias Assistivas para diferentes deficiências
Recursos Educativos Adaptados com materiais alternativos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, D. de; MANZINI, E. J. Aplicação de um Programa de Ensino de Palavras em Libras Utilizando Tecnologia de Realidade Aumentada. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 23, n. 2, p. 215-232, June 2017 . Available from . access on 23 June 2020. https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000200005.
  • COOK, A. M.; POLGAR, J. M. Cook & Hussey's Assistive Technologies: principles and practices. 3. ed. St. Louis: Mosby Elsevier, 2008.
  • DUARTE, J. M. M. et al. A multimédia na dislexia: tecnologia multimédia na reeducação da dislexia.2009. Disponível em: . Acesso em: 10 de jun.2020.
  • OLIVEIRA, C. D. de. Recursos de tecnologia assistiva digital para pessoas com deficiência sensorial: uma análise na perspectiva educacional. São Carlos :UFSCar,2016. 110 p.
  • Vanderheiden GC. Service delivery mechanisms in rehabilitation technology. Am J OccupTher. 1987;41(11):703‐710. doi:10.5014/ajot.41.11.703
  • MONTEIRO, P. M. R., et al. Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral. 2017. PhD Thesis. Universidade de Coimbra. Disponível em: .Acessoem: 8 de jun.2020.
  • SOUZA, Suellen Silva dos Santos de; ARAGON, Glauca Torres. Estilos de Aprendizagem e Ensino a Distância na Perspectiva da Inclusão.RevistaEaD em Foco, [S.l.], v. 8, n. 1, jun. 2018. ISSN 2177-8310. doi:https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.668 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/668/327
  • SANTAROSA, L. M. C., & Conforto, D. (2015). Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista. Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2015), p. 349-366.
  • BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Tecnologia Assistiva. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2020

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