Nome da Atividade
EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL
CÓDIGO
09020042
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Esta disciplina procura aproximar o futuro educador dos conhecimentos básicos a respeito da saúde mental, os distúrbios que podem comprometer o desenvolvimento de habilidades não apenas intelectuais, mas também emocionais e sociais durante a infância e a adolescência. Tratamentos farmacológicos que podem alterar as capacidades cognitivas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Oportunizar a compreensão e discussão sobre os aspectos emocionais e sua influência nos processos cognitivos e de aprendizagem.
Objetivos específicos:
- Compreender e debater os transtornos mentais dentro de um contexto social
- Analisar a relação entre a saúde mental e a aprendizagem
- Analisar os tratamentos psicofarmacológicos e sua influência na aprendizagem
- Analisar drogas de abuso (lícitas e ilícitas) e sua influência na aprendizagem
Conteúdo Programático
Neurociência e emoção nos processos de aprendizagem; ansiedade; depressão; bipolaridade; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista; transtorno alimentar, diferentes tipos de dependência, abuso de substância, esquizofrenia.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDÃO, Marcus L. As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. São Paulo: EPU, 2004.
- LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais da neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.
- TAHL, Stephen MZOO. Psicofarmacologia bases neurocientíficas e aplicações práticas. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
- GRAEFF, Frederico G; GUIMARÃES, Francisco Silveira (ed.). Fundamentos da psicofarmacologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BEAR, Mark F.; DALMAZ, Carla; QUILLFELDT, Jorge A. (Cons.). Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
- COSENZA, Ramon Moreira. Neurociência e educação. Porto Alegre: Artmed, 2011.
- HERCULANO - HOUZEL, Suzana. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004.
- IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.
- IZQUIERDO, Ivan. Questões sobre memória. São Leopoldo: Unisinos, 2004.