Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - ENSINO DE BIOLOGIA
CÓDIGO
09030059
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Regência de classe em Biologia no ensino médio. Reflexões teóricas e práticas sobre o estágio
supervisionado. Elaboração de relatório de estágio. As atividades de extensão a serem desenvolvidas em
conjunto com a comunidade escolar, buscam a popularização e divulgação do conhecimento acadêmico
obtido ao longo do curso e estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Realizar estágio de regência em Biologia em escola de Ensino Médio.
Objetivos Específicos:
-Planejar, executar e avaliar intervenções didáticas sob a supervisão de professor da escola;
- Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos do Ensino Médio sob a supervisão de
professor da escola;
- Realizar, sistematizar e analisar levantamento de ideias prévias dos alunos sobre assuntos a serem
desenvolvidos durante o estágio de regência de classe.
-Participar das atividades didático-pedagógicas de uma turma do Ensino Médio.
- Socializar, através da apresentação de seminários e análise crítica, a prática de estágio supervisionado.
- Elaborar relatório final sobre os resultados vivências na escola e das reflexões feitas a partir delas

Conteúdo Programático

Programa:
- Discutir a elaboração dos planejamentos das aulas, materiais pedagógicos entre outros;
- Apresentar aos estudantes a importância da avaliação no ensino;
- Discutir o currículo de Biologia no ensino médio;
- Problematizar a utilização de atividades experimentais e práticas no ensino de Biologia;
- Intervenções como docente de Biologia
- Planejar, em conjunto com o professor da escola e da orientadora de estágio, as atividades para a
regência de classe.
- Apresentar a organização e elaboração do relatório de estágio.
- Elaborar o relatório de Estágio com relatos e reflexões teóricas sobre a realidade da sala de aula e do
contexto escolar, melhorando compreensões e ações sobre e na prática escolar.
- Socializar, com apresentação de relato e análise crítica, a prática de estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVAREZ-MENDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002. CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo Cengage Learning, 2012. MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1a ed. São Paulo: Cortez, 2009. 215p.

Bibliografia Complementar:

  • CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. 24a ed. Campinas: Papirus, 159p. LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 3a ed. São Paulo: Cortez, 1999. MIZUKAMI, M. da G. N.; REALI, A. M. de M. (Orgs). Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: EDUFSCar, 2002. PIMENTA, S.G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 9a ed., 2010. SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4a ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 120-148.

Página gerada em 14/11/2024 20:35:14 (consulta levou 0,070077s)