Nome da Atividade
				METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
				CÓDIGO
				09030065
				Carga Horária
				20 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				A DISTÂNCIA
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
Compreender a História e filosofia das ciências; elementos e esquematização das pesquisas científicas; pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa; pesquisa em educação e ensino; pesquisa qualitativa em educação e ensino: possibilidades teórico-metodológicas; projetos de intervenção pedagógica e de pesquisa desenvolvidos nas escolas e nas instituições de ensino; investigação da realidade escolar e acadêmica.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a História e filosofia das ciências; elementos e esquematização das pesquisas científicas; pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa; pesquisa em educação e ensino; pesquisa qualitativa em educação e ensino: possibilidades teórico-metodológicas; projetos de intervenção pedagógica e de pesquisa desenvolvidos nas escolas e nas instituições de ensino; investigação da realidade escolar e acadêmica.Conteúdo Programático
Fundamentos de história e filosofia das ciências;
Elementos e esquematização das pesquisas de cunho científico;
Diferenciação entre pesquisas qualitativa e quantitativa;
Pesquisa em educação e no ensino: ênfase no viés qualitativo e suas possibilidades teórico-metodológicas;
Projetos de intervenção pedagógica e de pesquisa nas escolas e nas instituições de ensino;
Investigação da realidade escolar e acadêmica.
					Elementos e esquematização das pesquisas de cunho científico;
Diferenciação entre pesquisas qualitativa e quantitativa;
Pesquisa em educação e no ensino: ênfase no viés qualitativo e suas possibilidades teórico-metodológicas;
Projetos de intervenção pedagógica e de pesquisa nas escolas e nas instituições de ensino;
Investigação da realidade escolar e acadêmica.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2010.
 - BAUER, M. V.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
 - BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
 - FAZENDA, I. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.
 - GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ATLAS, 2008.
 - LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
 - MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
 - SANDÍN-ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
 - WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2011.