Nome da Atividade
				SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
				CÓDIGO
				09030069
				Carga Horária
				20 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				A DISTÂNCIA
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
Compreender a concepção histórico-cultural da presença da pessoa com deficiência intelectual no serviço de atendimento educacional especializado, levando em consideração que aquilo que a caracteriza como ser humano, não é herdado, mas construído socialmente.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a concepção histórico-cultural da presença da pessoa com deficiência intelectual no serviço de atendimento educacional especializado, levando em consideração que aquilo que a caracteriza como ser humano, não é herdado, mas construído socialmente.Conteúdo Programático
O que é Deficiência Intelectual?
A Deficiência intelectual – o sujeito histórico na história do SAEE
Principais deficiências intelectuais presentes na escola
Escolarização e aprendizagem no SAEE
A escolarização na área da deficiência intelectual
Avaliação escolar e da aprendizagem – o papel do SAEE
Tenho um aluno com Deficiência Intelectual. E agora? Parceria SAEE e professor regular.
Possibilidades de trabalho no SAEE com alunos com Deficiência Intelectual
					A Deficiência intelectual – o sujeito histórico na história do SAEE
Principais deficiências intelectuais presentes na escola
Escolarização e aprendizagem no SAEE
A escolarização na área da deficiência intelectual
Avaliação escolar e da aprendizagem – o papel do SAEE
Tenho um aluno com Deficiência Intelectual. E agora? Parceria SAEE e professor regular.
Possibilidades de trabalho no SAEE com alunos com Deficiência Intelectual
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. MEC/SECADI. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual. Brasília: MEC, SEESP, 2010.
 - COSTA, Maria da Piedade Resende. Alfabetização para o aluno com Deficiência Intelectual. São Paulo: Edicon, 2011.
 - CASTRO, Feranda Santos; BARROCO, Sonia Mari Shima. Psicologia hitórico-cultural: considerações em busca do desenvolvimento humano. In: HIRELLO-PIRES, CARLA Salati Almeida. Síndrome de Down: perspectivas atuais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016.
 - OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio. Conhecimento escolar e Deficiência Intelectual: dados da realidade. Curitiba: CRV, 2018.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| S1 | 2021 / 1 | 350 | 267 | 
Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Especialização)  Horários 					
  | 
					
FRANCELE DE ABREU CARLAN Professor responsável pela turma GILSENIRA DE ALCINO RANGEL Professor Regente  |