Nome da Atividade
				SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - ALTAS HABILIDADES\SUPERDOTAÇÃO
				CÓDIGO
				09030070
				Carga Horária
				20 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				A DISTÂNCIA
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
Compreender os conceitos ligados às Altas Habilidades/ Superdotação, bem como o conhecimento de práticas relacionadas ao SAEE e destinadas à inclusão escolar.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender os conceitos ligados às Altas Habilidades/ Superdotação, bem como o conhecimento de práticas relacionadas ao SAEE e destinadas à inclusão escolar.Conteúdo Programático
Os alunos com altas habilidades/superdotação; 
Altas Habilidades/Superdotação e inclusão escolar;
MAEE - um modelo de serviço de atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação.
					Altas Habilidades/Superdotação e inclusão escolar;
MAEE - um modelo de serviço de atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALENCAR, E. M. L. S. Indivíduos com altas habilidades/superdotação: clarificando conceitos, desfazendo ideias errôneas. In: FLEITH, D.S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: MEC:SEESP, 2007. p. 13-23, v.1.
 - FREITAS, S. N.; PÉREZ, S. G. P. B. Altas habilidades/superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2ª ed. Revista e Ampliada, 2012.
 - GERMANI, L. M. B. Características de altas habilidades/superdotação e de déficit de atenção/hiperatividade: uma contribuição à família e à escola. 2006. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2006.
 - GUIMARÃES, T. G.; OUROFINO, V.T.A. Estratégias de identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D.S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: MEC:SEESP, 2007. p. 53-65, v.1.
 - PÉREZ, S. G. P. B. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre,2008ª.
 - POCINHO, M. Superdotação: conceitos e modelos de diagnóstico e intervenção psicoeducativa. Rev. Brasil. Ed. Esp. Marília, v. 15, n. 1, p -3-14, jan-abr, 2009.