Nome da Atividade
SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DEFICIÊNCIA FÍSICA E SAEE- PARALISIA CEREBRAL
CÓDIGO
09030071
Carga Horária
20 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Compreender os conceitos ligados à Deficiência Física e a Paralisia Cerebral, bem como o conhecimento de práticas relacionadas ao SAEE destinadas a este público para aplicação no contexto de atuação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender os conceitos ligados à Deficiência Física e a Paralisia Cerebral, bem como o conhecimento de práticas relacionadas ao SAEE destinadas a este público para aplicação no contexto de atuação.Conteúdo Programático
Os alunos com deficiências físicas.
Os alunos com Paralisia Cerebral.
Serviço de Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Física e Paralisia Cerebral.
Acessibilidade.
Recursos de Tecnologia Assistiva – materiais de apoio pedagógico.
Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Os alunos com Paralisia Cerebral.
Serviço de Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Física e Paralisia Cerebral.
Acessibilidade.
Recursos de Tecnologia Assistiva – materiais de apoio pedagógico.
Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERSCH, R.; MACHADO, R. Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Física. In: SCHIRMER, C. R. et al. Atendimento educacional especializado: deficiência física. São Paulo: MEC/SESSP, 2007. p. 27-28.
- DISCHINGER, M.; MONNA, V. H. M. B. E.; BORGES, M. F. C. B. da. Manual de acessiblidade espacial para escolas: o direito à escola acessível – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2009.
- PELOSI, M.B. Por uma escola que ensine e não apenas acolha: recursos e estratégias para inclusão escolar. In: MANZINI, E.J. (org.). Inclusão e acessibilidade. Marília: ABPEE, 2006, p. 121-132.
- SANDINI, S. P.; HORST, C. C. B. DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. Revista Polidisciplinar Eletrônica da Faculdade Guairacá. v. 06, ed. 02. Dez. 2014.