Nome da Atividade
BIOLOGIA CELULAR E ESTRUTURAL
CÓDIGO
09040040
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das características gerais das células e dos tecidos do ponto de vista evolutivo e fisiológico, com o desenvolvimento de diferentes estratégias do ensino de biologia celular na educação básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais Oportunizar aos discentes uma visão holística, dinâmica e contextualizada da atual situação do desenvolvimento científico na área da biologia celular e estrutural de forma que os discentes possam compreender as situações cotidianas através do conhecimento específico de biologia celular e estrutural.
Específicos: ● Realizar o levantamento das ideias prévias sobre o conteúdo de biologia celular e estrutural; ● Apresentar os conteúdos de biologia celular e estrutural para dar suporte à construção de conhecimentos em outras áreas como a Fisiologia, Biologia do desenvolvimento e evolução; ● Levar os alunos a perceberem que os conteúdos são importantes para a compreensão do meio em que vivem; ● Incentivar a busca por literatura especializada, que envolva a biologia celular e estrutural em assuntos do cotidiano; ● Discutir as descobertas e conhecimentos recentes a respeito da biologia celular e estrutural; ● Incentivar a utilização da tecnologia da informação na busca por conhecimentos; ● Desenvolver a abstração por meio de confecção de modelos didáticos; ● Discutir diferentes metodologias para trabalhar o conteúdo de biologia celular e estrutural no ensino básico; ● Colaborar para a produção de uma unidade didática que envolva o conteúdo de biologia celular e estrutural ● Incentivar o espírito cientista por meio de atividades práticas; •Oportunizar aos alunos o convívio acadêmico com professores e monitores em aulas práticas e teóricas, incentivando o hábito do estudo e da pesquisa como estímulos para a melhoria do desempenho pessoal; ● Contribuir para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ROCHA, M.P. ZEFA, E., RODRIGUES, R.F., TIMM, J.P.T., BARCELLOS, M.S. Atividades práticas em Biologia Celular. Pelotas: UFPEL, 2016, 144p. ISBN 9788571929944 JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchôa; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 332 p. ISBN 8527710455 CARVALHO, Hernandes F.; RECCO-PIMENTEL, Shirlei Maria. A Célula. 2. ed. Barueri: Manole, 2007. 380 p. ISBN 9788520425435

Bibliografia Complementar:

  • ALBERTS, Bruce. Fundamentos da biologia celular. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 843 p. ISBN 9788536324432. CARVALHO, Hernandes F.; COLLARES-BUZATO, Carla Beatriz (Org.). Celulas: uma abordagem multidisciplinar. Barueri: Manole, 2005. 450 p. ISBN 8520419674 KARP, G. Biologia Celular e Molecular: conceitos e experimentos, 3ª Ed. Barueri: Manole, 2005, 786p. LODISH, H.; BERK, A.; MATSUDAIRA, P.; KAISER, C.A.; KRIEGER, M.; SCOTT, M.P.; Biologia Celular e Molecular. 5ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, 1054p. POLLARD, T.D.; EARNSHAE, W.C. Biologia Celular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, 799p

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
BIOLOGIA CELULAR Ciências Biológicas (Licenciatura)

Página gerada em 22/12/2024 10:14:56 (consulta levou 0,126109s)