Nome da Atividade
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
CÓDIGO
09040045
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina propõe uma reflexão sobre as principais questões envolvidas na compreensão da Ciência e suas inter-relações com a sociedade e ambiente. Analisa também a atual situação da alfabetização científica no ensino básico, a partir do contato com alunos e professores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais
Estimular os discentes a fazerem uma leitura crítica do mundo.
Objetivos Específicos
● Levar os alunos a significar os conteúdos científicos;
● Incentivar a utilização da tecnologia da informação e leitura científica na busca por conhecimentos;
● Incentivar os alunos a expressarem suas ideias na forma escrita;
● Realizar ‘rodas de conversa’ que permitam os alunos a expressarem suas ideias sobre alfabetização científica;
● Fazer uma análise panorâmica de como o tema alfabetização científica é tratado no ensino básico;
● Identificar no próprio curso como o tema é trabalhado nas diferentes disciplinas e projetos de ensino e extensão;
● Construir uma unidade didática onde é possível utilizar o conhecimento científico para explicar fatos do cotidiano;
● Contribuir para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado;

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2000. 432 p. (Coleção educação em química). ISBN 85-742-9145-5. FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica. Acerca de lãs finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997 FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 158 p. (Coleção Educação e Comunicação; 15).

Bibliografia Complementar:

  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 47. ed. São Paulo: Cortez 2006. 87 p. (Questões da nossa época; 13). ISBN 9788524903083. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 148 p. (Coleção Leitura). ISBN 9788521902430. FREIRE, P., MACEDO, D. Alfabetização: Leitura do mundo, Leitura da Palavra. 7. Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2015. 271 p. SASSERON, L.H., MACHADO, V.F. Alfabetização científica na prática. Série professor inovador. Livraria da Física. 2017, 87 p. DEMO, P. Educação e alfabetização científica. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 160 p.

Página gerada em 22/12/2024 10:03:16 (consulta levou 0,064138s)