Nome da Atividade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
09050082
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina de Educação Ambiental visa despertar a percepção sobre o meio ambiente e os problemas ambientais atuais de forma holística, integradora e transversal, contemplando aspectos históricos, políticos, sociais, econômicos e ecológicos. A partir da tomada de consciência sobre as questões ambientais são introduzidas às noções de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável como nova alternativa de relação das sociedades humanas com seu meio ambiente. A disciplina introduz conceitos e ferramentas da educação que contribuem na transformação das percepções sobre questões e práticas que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida das populações humanas e de outras espécies.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais: Capacitar os alunos a desenvolverem uma compreensão do meio ambiente em suas múltiplas relações envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.

Objetivos Específicos: Específicos: Fazer constar em um currículo de formação de professores uma disciplina que relacione o meio ambiente, sua sustentabilidade com os aspectos socioeconômicos e cultural.

Conteúdo Programático

- Conceito de Educação Ambiental
- Características da população humana e questões ambientais atuais
- Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
- O meio ambiente como espaço de vivência coletiva
- Histórico da Educação Ambiental no Brasil e no mundo
- Características da Educação Ambiental
- Princípios da Educação Ambiental
- Legislação e Plano Nacional de Educação Ambiental
- Ferramentas em Educação Ambiental
- Educação Ambiental em ambientes urbanos e rurais
- Educação Ambiental em Unidades de Conservação
- Elaboração de projetos nas escolas de ensino fundamental e médio

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental. 3a Ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. 102 p. Disponível em: . Acesso em 04 de abril de 2018.
  • BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: . Acesso em 04 de abril de 2018.
  • PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília F. Educação ambiental e sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2014. Disponível em: . Acesso em 04 de abril de 2018.
  • MILLER, G. Tyler, SPOOLMAN, Scott E. Ciência ambiental. São Paulo: Cengage Learning, 2016. Disponível em: . Acesso em 04 de abril de 2018.

Bibliografia Complementar:

  • DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2010.
  • DIAS, G. F. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra; A, 2004.
  • GRUN, M. Ética e Educação Ambiental: a Conexão Necessária. Campinas: Papirus, 2002.
  • KINDEL, Eunice Aita Isaia. Educação ambiental: Vários olhares e várias práticas. 2.ed. Porto Alegre: Mediação 2004.
  • PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental em diferentes espaços. São Paulo: Signus, 2007.
  • PENTEADO, H. D. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2003.
  • REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2009.
  • SATO, M.; CARVALHO, I. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

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