Nome da Atividade
BIOLOGIA EVOLUTIVA
CÓDIGO
09050083
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
Ementa
Estudo dos princípios básicos do comportamento das frequências gênicas e alélicas nas populações visando o entendimento de processos evolutivos, e a partir de um de aprendizado cumulativo, propiciar ao aluno noções das teorias evolutivas, das características dos processos de evolução biológica e dos mecanismos que os orientam, bem como estimular os licenciandos ao entendimento
da realidade escolar sobre a temática evolução através da investigação. As atividades de extensão a serem desenvolvidas em conjunto com a comunidade escolar, buscam a popularização e divulgação do conhecimento acadêmico obtido ao longo do curso e estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.
da realidade escolar sobre a temática evolução através da investigação. As atividades de extensão a serem desenvolvidas em conjunto com a comunidade escolar, buscam a popularização e divulgação do conhecimento acadêmico obtido ao longo do curso e estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudo dos princípios básicos de Genética de populações e Evolução, visando ao entendimento dos processos evolutivos sobre as frequências alélicas e gênicas de uma população.Objetivos Específicos: Habilidade em interpretar e analisar situações envolvendo conceitos de genética de populações e evolução; Estabelecer relações frequências genicas/evolução; Relacionar; Identificar o entendimento escolar sobre a temática evolução através da investigação; realizar a popularização dos conceitos de evolução.
Conteúdo Programático
Frequências gênicas e alélicas;
Equilíbrio de Hardy-Weinberg;
Tempo geológico;
Origem da Vida;
Teorias Evolutivas – origem do pensamento evolutivo;
Fontes da variabilidade e Forças Evolutivas;
Modelos de especiação e Mecanismos de isolamento reprodutivo;
Evolução Humana;
Estabelecer relação com a escola, oportunizando aos licenciandos vivenciarem a realidade profissional a partir de atividades como observação, reflexão e registros de pesquisas realizadas, resolução de situações-problema relativas ao tema da disciplina; levantamento e análise de materiais e livros didáticos; estudos de caso delineados a partir dos desafios encontrados no contexto escolar relacionados a questões de ensino e de aprendizagem e/ou projetos educativos configurando como prática como componente curricular.
Equilíbrio de Hardy-Weinberg;
Tempo geológico;
Origem da Vida;
Teorias Evolutivas – origem do pensamento evolutivo;
Fontes da variabilidade e Forças Evolutivas;
Modelos de especiação e Mecanismos de isolamento reprodutivo;
Evolução Humana;
Estabelecer relação com a escola, oportunizando aos licenciandos vivenciarem a realidade profissional a partir de atividades como observação, reflexão e registros de pesquisas realizadas, resolução de situações-problema relativas ao tema da disciplina; levantamento e análise de materiais e livros didáticos; estudos de caso delineados a partir dos desafios encontrados no contexto escolar relacionados a questões de ensino e de aprendizagem e/ou projetos educativos configurando como prática como componente curricular.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HARTL, Daniel L. Princípios de genética de populações. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
- FREEMAN, Scott. Análise evolutiva. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- RIDLEY, Mark. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Bibliografia Complementar:
- AMABIS, J.M. & MARTHO, G.R. BIOLOGIA. São Paulo:Editora Moderna, v.1. 2010.
- BIZZO, N. NOVAS. BASES DA BIOLOGIA. São Paulo: Ed. Ática, v.1.,2011.
- BRASIL. MEC/SEB. (2018) Guia de livros didáticos: PNLD 2018: Biologia: ensino médio. Brasília: SEB/FNDE. 40 p.
- CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condição para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p.1-20.
- DEMO, P. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2000
- DAWKINS, Richard. O gene egoísta. 2017. 3ex.
- DAWKINS, Richard. A magia da realidade: a magia da realidade: como sabemos o que é verdade. 2017. 3ex.
- DAWKINS, Richard. O maior espetáculo da Terra: as evidências da evolução. 2009. 3ex
- FUTUYMA, D.J. Biologia evolutiva. Massachusetts: Sinauer Associates, 1998.
- LINHARES, S. & GEWANDSZNAJDER, F. BIOLOGIA HOJE. São Paulo: Ed. Ática, v.1. 2011.
- LOPES, S.& ROSSO, S. BIO. São Paulo: Ed. Saraiva, v 1. 2010.
- PAULINO, W. R. BIOLOGIA ATUAL. São Paulo: Ed. Ática, v.1. 1996.
- PIERCE, Benjamin A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
- SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. v.2.
- STEARNS, Stephen C.; HOEKSTRA, Rolf F. Evolução: uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.